
Agora, contribuir com a causa animal em Santa Cruz do Sul ficou mais fácil. A comunidade pode realizar doações diretamente ao Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (FUMBEA) por meio da chave pix: [email protected]. O recurso será destinado a ações como resgates, atendimento médico-veterinário, alimentação, castração e projetos de adoção responsável, além de campanhas educativas e de conscientização da população sobre a guarda responsável.
A iniciativa é da secretária municipal de Bem-Estar Animal, Bruna Molz, que também é autora da lei que criou o FUMBEA, em 2020, quando atuava como vereadora. O objetivo do Fundo é reunir recursos públicos e doações voluntárias para aplicação direta em políticas públicas voltadas ao cuidado com a fauna local, principalmente animais domésticos em situação de vulnerabilidade.
De acordo com Bruna, o FUMBEA permite que os valores arrecadados por meio de multas, taxas de serviços e outras fontes relacionadas ao controle e à proteção animal retornem para a própria causa. “Apesar da estrutura existente, ainda há dificuldades de se alocar recursos para ações específicas. O FUMBEA é uma resposta à demanda constante da sociedade por iniciativas concretas nessa área”, destaca.
Além de ampliar as possibilidades de financiamento das ações da Secretaria, o Fundo representa um importante instrumento de enfrentamento a problemas como a superpopulação e o abandono de animais, a proliferação de zoonoses e o risco à saúde pública. As ações previstas incluem programas de controle reprodutivo, registro e identificação animal, incentivo à adoção e divulgação de conceitos como a posse responsável.
Para Bruna, a criação do Fundo é essencial para garantir continuidade e efetividade às políticas públicas de proteção animal. A secretária também reforça que a promoção do bem-estar animal está diretamente ligada à saúde coletiva. “Há uma relação direta entre a forma como tratamos os animais e a qualidade de vida nas cidades. Proteger os animais também é proteger as pessoas”, conclui.