CAPAGeralRegional

Sabores coloniais ganham novo espaço e área de degustação 40ª Oktoberfest

Além das tradicionais delícias, produtos inovadores prometem chamar a atenção dos visitantes da Festa da Alegria

A 4ª Feira da Agricultura Familiar chega à 40ª Oktoberfest com novidades que aproximam ainda mais produtores e visitantes. Além de reunir 40 expositores, incluindo 30 agroindústrias familiares, cinco floriculturas e cinco empreendimentos de artesanato rural, a feira ganhará um espaço exclusivo de degustação, com mesas e cadeiras, para que o público possa provar no local embutidos, queijos, doces, pães, cucas, sucos e outras delícias coloniais antes de levar para casa. A localização também é uma novidade: um amplo espaço montado à esquerda do Pórtico Principal.

O fortalecimento do espaço vem na esteira dos bons resultados da última edição. Em 2024, a feira registrou faturamento de R$ 633.303,12, uma alta de 10% sobre 2023, efeito direto da maior circulação de visitantes e da diversificação do mix ofertado. Em 2025, o foco segue na geração de renda para famílias rurais, na visibilidade de marcas regionais e na criação de relacionamento de longo prazo com consumidores e revendedores. Neste sentido, a novidade fica por conta da área “Sabores da Agricultura Familiar”, espaço criado para degustação na feira. ”Essa novidade atende a um desejo recorrente do público e qualifica a experiência dentro do pavilhão, sem perder a vocação de vitrine econômica e cultural do campo”, destaca o coordenador da Feira da Agricultura Familiar na 40ª Oktoberfest, Carlos Corrêa da Rosa.

A feira, promovida pela Associação de Entidades Empresariais (Assemp) e Coordenação Executiva da 40ª Oktoberfest, com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, Emater/RS-Ascar e Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, também vai evidenciar a diversidade territorial dos expositores, que chegam de municípios como Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Venâncio Aires, Rio Pardo, Passo do Sobrado, Teutônia, Estrela, Linha Nova, Imigrante, Osório, Dois Lajeados, Nova Roma do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, Cristal, Bento Gonçalves, Caiçara e Barros Cassal, entre outros. “A grande procura pelos espaços reforça o papel da Oktoberfest como plataforma de negócios e de circulação de marcas regionais”, completa Carlos.

Ao concentrar venda direta, degustação e contato com quem produz, a 4ª Feira da Agricultura Familiar cumpre um duplo papel. A iniciativa movimenta a economia local, com impacto imediato na renda de produtores familiares, e enriquece a experiência do visitante, que encontra qualidade, procedência e histórias por trás de cada produto. Esses valores se conectam com o tema que estará em evidência na 40ª Oktoberfest: “Reviva as Memórias, Celebre as Tradições”, de 9 a 12, 16 a 19 e 23 a 26 de outubro.

Produtos inovadores – Com uma variedade que vai do tradicional ao inovador, os estandes trazem cucas, bolachas, massas, salames, linguiças, copas, queijos, mel e própolis, rapaduras, geleias, doces de leite, sucos, cachaças e licores, além de sementes crioulas, flores e folhagens e artesanato rural. Entre os produtos inovadores, que a cada ano chamam a atenção dos visitantes, estão: Queijo Brie da Queijos Dorf, de Teutônia; a Mostarda com Mel, da Ferreiro Sabores, de Passo do Sobrado; o Salame com Queijo da Embutidos Ferreira, também de Passo do Sobrado; o Mel com Nozes, da Casa das Nozes Cantelli, de Bento Gonçalves; Suco de Maracujá com Hortelã, da Agrosório, de Osório; Licor de Jambu, da Cachaçaria Possamai, de Imigrante; Licor de Doce de Leite, da Estrelat, de Estrela; Geleia de Chope com Pimenta, da Morangos da Rosa, de Cristal; e a Cuca de Cerveja, da Geschck Haus, de Linha Nova, em Santa Cruz do Sul.

Foto: Rodrigo Assmann

Fonte
Assessoria de Imprensa da ASSEMPFotos: Rodrigo Assmann

Artigos relacionados