
Um projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade Federal Do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Hospital de Clínicas de Porto Alegre, irá auxiliar pacientes com diabetes em Santa Cruz do Sul. “Escolhemos Santa Cruz após verificar vários municípios do Estado, e percebemos que o município tem um sistema de saúde pública bem organizado”, disse o médico oftalmologista, Gabriel Leivas.
O trabalho de pesquisa consiste em um rastreamento de retinopatia diabética, para avaliar se pacientes com diabetes possuem alguma lesão que possa comprometer a visão. “O exame é simples. Ele consiste na captura de uma imagem da retina”, explica a pós-doutoranda , a nutricionista Greice Caletti. O exame é realizado com um equipamento chamado retinógrafo portátil. Para realizar o procedimento, pacientes com diabetes precisam ter mais de 18 anos, não ser gestante e não possuir glaucoma.

De acordo com a coordenadora do projeto de pesquisa, do curso de Medicina da UFRGS, Beatriz D’Agord Schaan, serão contemplados mais de dois mil pacientes com diabetes do município. “O exame é gratuito e vai trazer vários benefícios às pessoas que o fizerem, pois, se for detectado que há uma lesão que possa comprometer a visão, ele será redirecionado na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), para que seja priorizado no atendimento em oftalmologia”, explicou. Ainda segundo ela, em até duas semanas o resultado do procedimento está concluído. Outro benefício relacionado ao procedimento, é que, ao ser diagnosticado com retinopatia leve, o paciente saberá que pode controlá-la clinicamente, bastando o controle da glicemia, sem ocupar a fila para oftalmo pelo SUS. “O nosso grande impacto é detectar precocemente, se este paciente tem alteração ou não”, explicou Beatriz.
Usuária da UBS Clementina, a dona de casa, Virgínia Russo, que foi diagnosticada com diabetes há cerca de um ano e meio, foi até a unidade de saúde na última sexta-feira, quarta-feira, 30, e aprovou a iniciativa. “Muito importante este exame, porque assim vou saber se minha visão está em risco devido à doença”, declarou Virgínia.
O secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, enalteceu a iniciativa e ressaltou a importância do acompanhamento preventivo. “Precisamos fortalecer todas as ações de prevenção e temos a certeza que o projeto promoverá impacto positivo no acompanhamento destes pacientes”, afirmou.
Pacientes com diabetes que desejam realizar o exame, devem procurar qualquer unidade de saúde do município para fazer o agendamento, ou ainda pelo contato de WhatsApp (51) 99816-1217. Os atendimentos estão sendo realizados na UBS Clementina e na UBS Avenida.