CAPAGeralRegional

Projeto de pesquisa vai beneficiar mais de dois mil pacientes com diabetes em Santa Cruz

Um projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade Federal Do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Hospital de Clínicas de Porto Alegre, irá auxiliar pacientes com diabetes em Santa Cruz do Sul. “Escolhemos Santa Cruz após verificar vários municípios do Estado, e percebemos que o município tem um sistema de saúde pública bem organizado”, disse o médico oftalmologista, Gabriel Leivas.

O trabalho de pesquisa consiste em um rastreamento de retinopatia diabética, para avaliar se pacientes com diabetes possuem alguma lesão que possa comprometer a visão. “O exame é simples. Ele consiste na captura de uma imagem da retina”, explica a pós-doutoranda , a nutricionista Greice Caletti. O exame é realizado com um equipamento chamado retinógrafo portátil. Para realizar o procedimento, pacientes com diabetes precisam ter mais de 18 anos, não ser gestante e não possuir glaucoma.

Virgínia aproveitou a oportunidade para realizar o exame. Foto: Clarissa Gomes

De acordo com a coordenadora do projeto de pesquisa, do curso de Medicina da UFRGS, Beatriz D’Agord Schaan, serão contemplados mais de dois mil pacientes com diabetes do município. “O exame é gratuito e vai trazer vários benefícios às pessoas que o fizerem, pois, se for detectado que há uma lesão que possa comprometer a visão, ele será redirecionado na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), para que seja priorizado no atendimento em oftalmologia”, explicou. Ainda segundo ela, em até duas semanas o resultado do procedimento está concluído. Outro benefício relacionado ao procedimento, é que, ao ser diagnosticado com retinopatia leve, o paciente saberá que pode controlá-la clinicamente, bastando o controle da glicemia, sem ocupar a fila para oftalmo pelo SUS. “O nosso grande impacto é detectar precocemente, se este paciente tem alteração ou não”, explicou Beatriz.

Usuária da UBS Clementina, a dona de casa, Virgínia Russo, que foi diagnosticada com diabetes há cerca de um ano e meio, foi até a unidade de saúde na última sexta-feira, quarta-feira, 30, e aprovou a iniciativa. “Muito importante este exame, porque assim vou saber se minha visão está em risco devido à doença”, declarou Virgínia.

O secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, enalteceu a iniciativa e ressaltou a importância do acompanhamento preventivo. “Precisamos fortalecer todas as ações de prevenção e temos a certeza que o projeto promoverá impacto positivo no acompanhamento destes pacientes”, afirmou.

Pacientes com diabetes que desejam realizar o exame, devem procurar qualquer unidade de saúde do município para fazer o agendamento, ou ainda pelo contato de WhatsApp (51) 99816-1217. Os atendimentos estão sendo realizados na UBS Clementina e na UBS Avenida.

Fonte
Fotos: Clarissa GomesAssessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×