
Na manhã desta segunda-feira, 18, o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) sediou a cerimônia de recepção do Fogo Simbólico da Pátria, trazido de Porto Alegre a Santa Cruz do Sul pela Liga da Defesa Nacional. O acolhimento da centelha foi feito pelas mãos do prefeito Sérgio Moraes, do comandante do 7º BIB, coronel Orlando Mattos Sparta, e de Maria Aparecida Gregory, viúva de Carmo José Gregory, homenageado da Semana Municipal da Pátria de 2025.
Neste ano, o tema escolhido para a programação é “Juntos transformamos a nação”, um chamado à reflexão e à ação coletiva em Santa Cruz do Sul. Em sua fala, o prefeito destacou que a Semana da Pátria simboliza os desafios que o Brasil ainda precisa enfrentar para avançar. “Cada dia que passa é uma tarefa de todos nós, seja do militar, do civil, do operário ou do motorista. Temos uma longa caminhada para organizar este país, que é um dos melhores do mundo”, afirmou.
Moraes também relembrou a trajetória do professor Carmo José Gregory, escolhido como personalidade homenageada desta edição. Segundo ele, Gregory marcou gerações por meio da música. “Foi meu professor. Uma figura impressionante que levou o nome de Santa Cruz para diversos recantos do país. Com os Canarinhos, encantou o estado e outras regiões com a beleza e a ternura de suas vozes”, destacou.
O comandante do 7º BIB, coronel Sparta, fez um resgate histórico do 7 de Setembro e da luta pela independência do Brasil. Ele ressaltou a importância da participação de cada cidadão na construção do futuro do Brasil. “A cada passo, a cada dia, todos nós que fazemos parte da sociedade temos a responsabilidade de fazer valer os ensinamentos dos nossos antepassados e contribuir para a melhoria constante do nosso país”, afirmou.
A solenidade contou com a presença de secretários municipais, vereadores e diversas outras autoridades civis e militares. O Fogo Simbólico permanecerá no 7º BIB até o dia 1º de setembro, quando será conduzido até a Praça da Bandeira, onde ocorrerá a cerimônia de abertura oficial da Semana da Pátria, seguida da vigília do fogo. O ponto alto das comemorações será no dia 7 de setembro, com o Desfile Cívico-Militar, que neste ano acontecerá na Rua Marechal Floriano Peixoto.
O homenageado
Carmo José Gregory dedicou sua vida à música. Reconhecido por sua atuação à frente do Coral Canarinhos do Colégio Marista São Luís, em Santa Cruz, e do Coral de Vera Cruz, deixou um legado cultural e educacional. Faleceu em 22 de maio deste ano, aos 80 anos.
Desfile de 7 de Setembro
Promovido pela prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o apoio de várias instituições, o Desfile Cívico-Militar vai ocorrer no dia 7 de Setembro, um domingo. Tradicionalmente realizado na Rua Ernesto Alves, a novidade deste ano é que o desfile alusivo ao Dia da Independência do Brasil será na Rua Marechal Floriano Peixoto, principal via do centro da cidade.
Entidades que desejam participar do desfile precisam efetuar inscrição até esta quarta-feira, 20 de agosto. Para se inscrever, devem acessar um formulário eletrônico (https://abrir.link/mvNZU), que está sendo disponibilizado no Instagram do Município de Santa Cruz do Sul.