
A Prefeitura de Venâncio Aires segue implantando uma série de intervenções em diferentes pontos da cidade com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito e aumentar a segurança de motoristas e pedestres.
Além disso, será implantada uma nova faixa elevada no cruzamento da Rua Osvaldo Aranha com a Rua Sete de Setembro, local que está em análise pela equipe técnica por conta do alto volume de tráfego e registros de acidentes.
Outra intervenção prevista é a substituição da atual faixa elevada em frente à Comunidade Santa Rita, que se encontra em condições precárias, por uma estrutura de concreto mais segura e durável.
Também, nesta semana, a faixa elevada da Avenida Ruperti Filho será liberada ao tráfego. A via tem recebido atenção especial da gestão por conta do aumento do fluxo de veículos após sua pavimentação. “Essa estrutura é fundamental para garantir a travessia segura dos pedestres em um dos principais eixos de circulação da cidade. Com o volume atual de tráfego, medidas como essa são indispensáveis”, afirma o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Luciano Teixeira.
O secretário destaca ainda que os dispositivos além de reduzirem os riscos, promovem a cultura de respeito no trânsito. “A proposta é lembrar a todos que o espaço urbano é compartilhado. Quando falamos de segurança viária, falamos de vidas”, pontua.
As melhorias integram um pacote maior de obras de mobilidade urbana que prevê a instalação de 12 travessias elevadas, quatro novas sinaleiras e lombadas eletrônicas. Entre os pontos a serem contemplados estão as esquinas da Rua XV de Novembro com a Tiradentes, Voluntários da Pátria com Emílio Selbach, General Osório com a Avenida Ruperti Filho e Carlos Wagner com General Osório.
Estão previstas a implantação de ondulações transversais nos cruzamentos da Rua Conde D’Eu com a Avenida Ruperti Filho e da Rua Voluntários da Pátria com a Ruperti Filho. Paralelamente, seguem em andamento estudos técnicos voltados à instalação de novos dispositivos de segurança viária ao longo da Rua Sete de Setembro, com foco em otimizar o fluxo de veículos e ampliar a segurança para condutores e pedestres.