
Na solenidade de abertura, o prefeito Sérgio Moraes, e o secretário de Cultura e Economia Criativa, realizaram seus pronunciamentos reforçando o compromisso da gestão municipal nos projetos que estimulam a leitura. “Agradeço a parceria das entidades envolvidas, que em parceria com a prefeitura faz com que a feira tenha o sucesso esperado. Não medimos esforços para que esta feira seja do tamanho que precisa ser, porque é muito importante oferecer para nossa comunidade este evento de grande importância para nossos leitores”, disse o prefeito. O secretário complementou dizendo que “esta é uma gestão que participa, que é parceira, e que está junto em todas as ações que beneficiam a população de Santa Cruz”, declarou Douglas. A subsecretária de Educação, Juliana Breunig Sehnem, além de secretários de outras pastas, também prestigiaram o início da programação.
O diretor do Sesc Local, Fabrício Gianezini, salientou que a movimentação foi intensa já no primeiro dia. “Cerca de mil pessoas devem ter passado por aqui. Se o tempo colaborar, temos tudo para realizar umas das melhores feiras. Agradeço o apoio da administração municipal, e das demais entidades que estão nos ajudando na realização dessa festa literária”, disse Fabrício.
Durante a cerimônia, houve a entrega de placas para a escritora homenageada, Marli Silveira, e para o professor Elenor Schneider, como Personalidade Incentivadora da Leitura. A 35ª Feira do Livro e 1ª Festa Literária Internacional são uma realização do Sesc Santa Cruz e da prefeitura, com patrocínio da Corsan, e apoio do Sindilojas, Sebra, Unisc, FocoNet e Associação Pró Cultura de Santa Cruz do Sul. O evento se estende até o dia 10 de agosto.