
Inicia nesta quinta-feira, 10, e segue até domingo, 13, o maior rodeio da história da região. O Parque de Eventos, de Santa Cruz do Sul, sedia a 8ª edição do Laço de Inverno. Serão 215 equipes participantes, 140 prendas e laçadores de todo o Estado. A realização é doCentro de Tradições Gaúchas (CTG) Rincão da Alegria, com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), 5ª Região Tradicionalista (RT) e Associação Tradicionalista Santa-cruzense (ATS).
Às 18h do primeiro dia acontece a primeira prova com a Laçada Extra Tá na Mira. Na sexta-feira, 11, as atividades iniciam às 9h, com os projetos sociais do CTG Rincão da Alegria; 13h, as modalidades Patrão, Capataz, Senhor e Veterano, após a Taça JR Mineração & Exportação e às 22h, baile com Sorriso Lindo.

Sábado, 12, a partir das 8h, as modalidades Laço Guri, Piá e Prendinha, seguido do 5º Duelo Feminino Jóias do Laço, Laço Quarteto e classificatória da Dupla Oficial. Às 19h30min, abertura oficial do evento na Pista de Provas, após continuação das provas de laço. Às 22h30min, Baile com o Grupo Fandangaço. No domingo, a programação inicia às 7h, com a semifinal e final dos Quartetos, após semifinal das Duplas Oficiais e às 14h, 3º Lacinho de Inverno Vaca Parada, encerramento com a final da Dupla Oficial.
Conforme o organizador Juliano Batista, capataz campeiro do CTG Rincão da Alegria, a expectativa é reunir mais de 10 mil visitantes. “O Laço de Inverno tem uma importância cultural muito forte, em termos de tradição e de reunir as crianças nas provas. O Lacinho de Inverno envolve os pequenos até 10 anos na prova de vaca parada. Também movimentam o evento as provas dos profissionais. Haverá mais de 60 pessoas trabalhando no parque, envolvidas diretamente com o evento, e um público bem expressivo de pessoas que ficarão acampados no parque. Teremos uma grande praça de alimentação e diversas lojas com artigos. Um rodeio bem diferenciado”, disse.
A Secretária Municipal de Turismo, Jaqueline Marques de Souza, destacou que a 8ª edição do Laço de Inverno consolida Santa Cruz do Sul como palco de grandes eventos tradicionalistas. “Celebra com força a nossa cultura gaúcha. Reunindo mais de 200 equipes e centenas de participantes de todo o Estado, o evento promove não apenas o laço, mas também a convivência, o respeito às tradições e o fortalecimento da identidade regional. Com acampamentos, praça de alimentação e uma intensa programação, o rodeio movimenta o comércio, postos de combustíveis, mercados, farmácias e diversos serviços locais — gerando impacto direto na economia do município”, declarou.