
A primeira edição do “Oportunidades em Ação” contou com grande público no Parque da Oktoberfest. Durante todo o dia de terça-feira, 14, o hall de entrada do Centro de Eventos recebeu a comunidade que pôde aproveitar o feirão com vagas de emprego e serviços gratuitos.
O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão, em parceria com o FGTAS/Sine e Cadastro Único. e contou com a adesão de 12 empresas localizadas no município, que realizaram capacitações e entrevistas de emprego no local. A iniciativa foi prestigiada pelo prefeito Sérgio Moraes e a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva.


O objetivo da ação foi o de facilitar o acesso ao mercado de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade, beneficiários do Cadastro Único e a população em geral, incluindo PCDs, jovens aprendizes, pessoas 50+ e quem busca recolocação. O evento também ofereceu intermediação de mão de obra, orientação sobre a Carteira de Trabalho Digital, atendimento completo do CadÚnico (novos cadastros e atualizações); Cadastro de estudantes e de cursos profissionalizantes e serviços de beleza.
A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, destacou a participação no evento. “Foi um grande movimento da comunidade. Estou na torcida para que estes empregos realmente sejam efetivados. Existem vagas e as pessoas estão precisando. Queremos deixar este evento permanente. Nosso trabalho está aí e viemos fazer a diferença”, afirmou a secretária. Ainda segundo ela, o projeto contou com mais de 500 vagas de emprego.

Conforme a coordenadora do CadÚnico, Luci Rodrigues, o maior desafio é atender as famílias cadastradas. “Até o momento, no Cadastro Único, identificamos muitas famílias sem renda, sem emprego formal, pois muitas vezes falta oportunidades.Não queremos mais apenas cadastrar, queremos e vamos acompanhar todas as famílias identificando suas reais dificuldades. Este é o primeiro “Oportunidades em Ação” de muitos que estão por vir”, declarou.
A equipe do Cadastro Único, do CRAS, do setor de inclusão e de apoio técnico estavam presente no local. O “Oportunidades em Ação” também dará continuidade às ações do projeto “Cad vai à Comunidade”, que leva semanalmente atendimento itinerante às localidades do interior do município, facilitando o acesso aos serviços sociais para quem mais precisa.
INSERÇÃO
Moradora do Bairro Santuário, acompanhada pela mãe, Marcela Limberger, a jovem Laura Schulz, de 15 anos, foi em busca de uma vaga para o primeiro emprego. “Gostei bastante do feirão. Importante ter eventos assim para ajudar a entrar no mercado de trabalho. Queria encontrar uma vaga na área de escritório”, frisou Laura.
