CAPAGeralRegional

Lojistas da região esperam vender até 10% a mais com o Dia das Mães

Pesquisa feita pelo Sindilojas-VRP aponta que a expectativa é positiva diante do resultado do ano passado; retração nas vendas em 2024 foi motivada pelos eventos climáticos sofridos entre os meses de abril e maio do ano passado

Na semana da comemoração do Dia das Mães, o comércio regional demonstra otimismo com a data, considerada a segunda mais importante do calendário do varejo para a maioria dos consumidores. Até o próximo domingo, dia 11, o varejo da região espera ampliar em até 10% o percentual de vendas, na comparação direta com maio de 2024; o resultado é referente a uma pesquisa de opinião feita pelo Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), com empresas associadas nos oito municípios que compõe a base territorial da entidade. Roupas, calçados, acessórios e produtos de autocuidado estão entre as principais apostas das lojas para prender a atenção dos filhos nesta temporada.

Conforme a executiva do Sindilojas-VRP, Gicele de Arruda, com base nas respostas dos empresários ouvidos, pode-se esperar uma tendência de crescimento no volume de vendas para este ano. “Também precisamos considerar que o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário dos aposentados deverá contribuir muito com a circulação de recursos no comércio local. A chamada ‘economia prateada’, em alusão ao grisalho dos cabelos dos aposentados, trará milhões para a região entre os meses de maio e junho”, analisa.

Gicele explica também que um dos pontos positivos do varejo regional está na estratégia criada pelas empresas para elevar as vendas. Entre sorteio de brindes, promoções on-line e ações de marketing digital, as lojas apostam em descontos especiais em produtos selecionados para o Dia das Mães. “Este conjunto de práticas e medidas preparadas pelas lojas para o Dia das Mães é também o argumento que faz o lojista acreditar que, na comparação com o ano passado, pode haver um crescimento de até 10% sobre o resultado de vendas. Ainda há grandes desafios, especialmente ligados ao agronegócio e a dificuldade dos produtores diante da enchente do ano passado e da estiagem deste ano, no entanto, o Dia das Mães é ainda a segunda data mais importante para o comércio”, projeta a executiva do Sindilojas-VRP.

Para o presidente do Sindilojas-VRP Mauro Spode a situação econômica é um pouco mais favorável, na comparação com maio de 2024, quando o Vale do Rio Pardo foi fortemente atingido pelas enchentes. “Em meio ao Dia das Mães muitos municípios estavam em situação de calamidade, com inclusive, lojas e estabelecimentos comerciais fechados por causa da inundação. Com a situação climática diferente, associada a redução das temperaturas, que é outro fator decisivo nas vendas, acreditamos que o resultado desta data deverá ser, para a grande maioria do varejo, positivo”, pondera.

Ainda no que se refere aos resultados obtidos com comerciantes do Vale do Rio Pardo, a expectativa é que roupas, calçados, acessórios, cosméticos e perfumaria, seguido por eletrônicos e flores, estejam no “top 5” de vendas para o Dia das Mães. “Ainda registramos a expectativa de venda de produtos de bazar – dada a larga oferta do segmento na região – acompanhada de utensílios domésticos e eletrodomésticos, todos produtos característicos para o Dia das Mães. É importante que todas as empresas tenham pensando em mecanismos para disponibilizar ofertas e produtos de forma on-line, uma vez que este movimento de cliente já é tradicional na região”, alerta o presidente, Mauro Spode.

Movimento na última hora

De acordo com uma pesquisa realizada pela Rede de Entidades Parceiras do Sindilojas-VRP, os consumidores ouvidos na capital Porto Alegre tendem a deixar o presente para a última hora. Mais da metade, 52,3% dos ouvidos irá adquirir o presente de Dia das Mães nesta semana. E quando se fala em tradição – de deixar para a última hora mesmo – 15% dos entrevistados admite que irá comprar na véspera, ou seja, no próximo sábado, dia 10.

A data deve movimentar o setor de supermercados também. Mais de 75% dos consumidores gaúchos ouvidos na pesquisa apontaram que o domingo dia 11 será de almoço especial na casa das mães, enquanto 70% dos entrevistados admite que a preferência de compra será por lojas físicas, contra 18,3% em compras realizadas pela internet.

Do total, 26% das vendas deverá ocorrer em itens de perfumaria, maquiagem e cosméticos, na linha do autocuidado. O segundo item mais apontado por consumidores é flores, com 8,3% da preferência, seguido por acessórios, eletrodomésticos, roupas e calçados. O ticket médio, segundo os consumidores ouvidos em outra pesquisa, realizada pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), deverá ser de R$ 220,00.

Fonte
Foto: Bruno Pedry/Nascimento MKTAssessoria de Imprensa do Sindilojas-VRP

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×