
No ano em que celebra 40 edições, a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul tem no resgate cultural e histórico um dos pontos emblemáticos para a preservação do legado trazido pelos imigrantes alemães que chegaram ao município há mais de 175 anos. Com os jogos germânicos, muitos ainda praticados em grupos e sociedades, o visitante poderá conhecer essa tradição e arriscar a sorte. Junto ao hall de entrada do Pavilhão Central, diversos jogos estarão à mostra e poderão ser experimentados pelo público. É o tema da 40ª Oktoberfest – “Reviva as Memórias, Celebre as Tradições” – experienciado na prática, nos três finais de semana da festa.
Um dos coordenadores de Cultura e Folclore da Oktoberfest, Mártin Goldmeyer, frisa que os jogos germânicos são atividades tradicionais, que eram ou ainda são praticados nas sociedades, nas comunidades de interior, e que foram resgatados em boa parte pelo Centro Cultural 25 de Julho, que tem uma coletânea. “Dá para quase chamar de uma jogoteca ou uma brinquedoteca, mas de jogos antigos. É quase um museu de jogos”, ressaltou. E é essa coleção que vai estar em evidência logo na entrada do Parque da Oktoberfest, com destaque para o Corona, Bolão de Mesa e de Bola Presa e Eisstocksport de Mesa.
Pelo menos um desses jogos se tornou mais popular recentemente. É o Eisstocksport, que desperta a curiosidade das pessoas, até porque o Centro Cultural 25 de Julho costuma estar em evidência com a participação em inúmeras competições, inclusive internacionais. Conforme a presidente do 25 de Julho e presidente da Federação Gaúcha de Eisstocksport, Marcia Reis, o eisstock é a sensação porque é um jogo extremamente familiar. “É um esporte que, com suas dinâmicas, é apaixonante. Ele une gerações”, resume. Atualmente, de acordo com a coordenadora do departamento no Centro Cultural 25 de Julho, Senilda Waechter, a Susi, cerca de 150 pessoas praticam o esporte na região dos Vales. Foi na Oktoberfest de 2003 que o eisstock ganhou visibilidade na Festa da Alegria com a realização do 1º Torneio Brasileiro da modalidade, durante o evento.
Em 2025, o Centro Cultural 25 de Julho organiza 20ª edição da competição, com caráter internacional, de 9 a 12 de outubro, reunindo cerca de 200 atletas de diversos clubes da região, além de visitantes do Paraguai e da Argentina. “Resgatar os jogos germânicos na Oktoberfest é promover o acesso, a valorização e a perpetuação da cultura germânica, do que foi trazido pelos antepassados”, sublinhou Marcia.
Eisstocksport – As origens remontam do século 16. Mas, em Santa Cruz do Sul, chegou ao Centro Cultural 25 de Julho por intermédio de Rene Reinaldo Emmel (in memoriam), que conheceu o jogo em 2002 em visita a sua irmã Ingrid na Alemanha. Durante um evento, ele viu pessoas atirando objetos em uma rua asfaltada. A curiosidade fez Rene atirar também aqueles equipamentos e questionar a respeito. Ficou sabendo que era um jogo praticado por centenas de clubes na Alemanha.
De volta a Santa Cruz do Sul, levantou a ideia como uma das opções nos jogos germânicos mostrados na Oktoberfest, e assim iniciou, de fato, em 2003. O esporte lembra um pouco a bocha e foi desenvolvido em pista de gelo, concreto ou asfalto. A pista possui 30 metros de comprimento por três de largura e pode ser jogado por equipe, individual ou arremesso a distância.
Saiba mais sobre os jogos germânicos que poderão ser praticados pelos visitantes da 40ª Oktoberfest, gratuitamente:
Corona – Jogo germânico oriundo da Finlândia é praticado sobre uma mesa em rampa com oito bolas de madeira. O objetivo é fazer com que a bola encontre a “casa” de maior valor. Pode ser jogado entre duas equipes de quatro, três ou duas pessoas, entre dois ou individualmente. Seria uma espécie de pebolim em estilo germânico.
Bolão de mesa – Jogo tradicional e ainda muito praticado nas Sociedades de Damas, o bolão de mesa é herança dos imigrantes. Assemelha-se ao boliche, mas a disposição dos pinos é em losango, com o pino do centro coroado tendo valor maior. Ganha quem derrubar mais pinos com a bola lançada com a força do taco.
Bolão de bola presa (Pendelkegel) – Neste jogo tradicional para adultos, o participante arremessa uma bola suspensa pela lateral e tenta derrubar o maior número de pinos quando ela retorna da volta.
Eisstocksport de mesa – Inspirado no jogo oficial, praticado na pista do Centro 25 de Julho, a versão de mesa respeita as mesmas regras, mas em versão miniatura, podendo igualmente ser jogada de forma individual ou em equipe.