CAPAGeralMundo

Fumaça branca: Igreja Católica tem um novo papa; VÍDEO

Identidade do novo pontífice será revelada em instantes; sucessor de Francisco será o 267º papa da história da Igreja

A Igreja Católica tem um novo papa. Às 13h08 (horário de Brasília) desta quinta-feira (8), uma fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, sinalizando que os cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso e elegeram o sucessor de Francisco. O anúncio oficial será feito em instantes, com o tradicional “Habemus Papam” proferido pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, de 73 anos.

A escolha do novo líder da Igreja ocorreu no segundo dia de conclave, após quatro rodadas de votação, com a participação de 133 cardeais eleitores de diversos países. A expectativa agora gira em torno da revelação da identidade e da nacionalidade do 267º papa da história.

Veja o vídeo do momento exato em que a fumaça branca começa a sair da chaminé da Capela Sistina:

Assim que aceitou a eleição, o cardeal escolhido foi conduzido à chamada “Sala das Lágrimas” — um espaço reservado no interior do Vaticano onde vestiu a batina papal e teve alguns minutos de oração. O ambiente, segundo o mestre de cerimônias pontifícias, monsenhor Marco Agostini, simboliza a transformação espiritual e a consciência do peso do cargo: “Ali ele aprende que a função é maior do que a pessoa”.

Depois do anúncio oficial, o novo pontífice aparecerá na sacada central da Basílica de São Pedro, fará um breve discurso e dará a bênção urbi et orbi — “à cidade e ao mundo”. Ele também revelará o nome que escolheu para seu pontificado, algo que costuma refletir inspirações religiosas ou referências a papas anteriores. Em 2013, Jorge Mario Bergoglio inovou ao se tornar o primeiro papa Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis.

A eleição do novo papa ocorre após a morte de Francisco, no último dia 21 de abril, aos 88 anos, em decorrência de um AVC e insuficiência respiratória. O funeral do pontífice argentino reuniu cerca de 400 mil fiéis em Roma. Ele foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, uma das mais importantes da capital italiana.

Artigos relacionados