
A Festa com Sabor do Rio Grande já é considerada um dos maiores sucessos da sua história. Nos quatro primeiros dias de festa, o evento atraiu 50 mil pessoas, surpreendendo positivamente a organização e reforçando o prestígio da celebração junto à comunidade e visitantes de toda a região. A ação é símbolo da hospitalidade e da valorização da cultura gaúcha, característica marcante da festa que celebra o orgulho de Venâncio Aires como a “Capital Nacional do Chimarrão”.
O tradicional chimarrão teve papel central na programação: mais de 800 quilos de erva-mate foram distribuídos e mais de 4 mil chimarrões foram preparados pela Escola do Chimarrão e servidos gratuitamente ao público. Ainda, a Liga Feminina de Combate ao Câncer comercializou 1,2 mil quilos de erva-mate das empresas ervateiras do municípios Elacy e Madrugada Alimentos. Ao todo, foram duas toneladas de erva-mate em quatro dias de Fenachim.



A grande movimentação também teve impacto direto na economia local. Hotéis e pousadas registraram alta taxa de ocupação, a gastronomia foi intensamente procurada, e os expositores da feira comercial comemoraram o bom desempenho nas vendas. “Esse resultado é fruto do trabalho coletivo de toda a comunidade. É gratificante ver a cidade pulsando com tanta energia positiva”, afirmou o presidente da festa, Vilmar de Oliveira.
A expectativa é de que o público total supere 150 mil pessoas até o encerramento do evento. A Fenachim continua de 7 a 11 de maio, com nova programação repleta de atrações culturais, shows, feira comercial, artesanato, feira da aggricultura familiar e, claro, muito chimarrão.