
A Feirasul 2025 chega à 40ª Oktoberfest com ampliação das estruturas e diversidade de expositores. De 9 a 12, 16 a 19 e 23 a 26 de outubro, o Parque da Oktoberfest recebe a área de negócios da Festa da Alegria distribuída pelos pavilhões 2, 3 e 4, espaço esse que retorna à festa em um lonão de 1,2 mil metros quadrados, localizado ao lado da Casa da RBS TV, além de diversos expositores em áreas externas. Segundo o responsável pela comercialização dos espaços da Feirasul 2025, Luiz Wendt, 127 expositores já estão confirmados para a edição da feira, que segue em fluxo contínuo como parte essencial da experiência de quem visita a maior festa germânica do Rio Grande do Sul.
Com a proposta de gerar relacionamento, vendas imediatas e prospecção para o pós-evento, a Feirasul oferece estandes de 6 a 48 metros quadrados, com monitoramento por câmeras nos pavilhões e equipe dedicada à operação e manutenção dos espaços. Coordenado pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), os espaços contemplam mix multissetorial, com representações de indústrias, comércio e serviços, construtoras e incorporadoras, concessionárias de veículos zero quilômetro, produtores de frutas exóticas, expoentes do agronegócio, instituições de ensino, entre outros. A proximidade com a programação cultural, gastronômica e musical da Oktoberfest favorece o trânsito qualificado de visitantes ao longo dos 12 dias de festa.
A edição deste ano traz estreias de diversos expositores locais, ao lado de marcas tradicionais da feira. Entre os casos de longa permanência estão empresas com 10, 12 e 15 participações, além de dois expositores presentes em todas as edições dos últimos 29 anos. Alguns destaques históricos de fidelidade incluem a Origem Natural, de Sobradinho (RS), que atua há 24 anos na Feirasul com confecções em couro, entre jaquetas, calças e cintos; a Água Pura Comércio de Purificadores, de Santa Cruz do Sul (RS), expositora desde 1996 e referência regional em purificadores; a Artchê, de Horizontina (RS), que há 24 anos atua no comércio de artesanato. Já a Confecções Nirvana, de Flores da Cunha (RS), participa há mais de 20 anos como expositora de produtos de cama, mesa e banho.
Embora ainda não se tenha uma projeção de faturamento específico para a Feirasul 2025, já que o movimento acompanha o público geral da Oktoberfest, os resultados de anos anteriores apontam uma tendência positiva de negócios e satisfação. Em 2024, por exemplo, a estrutura da Feirasul foi aprovada por 97% dos expositores, e o balanço geral registrou crescimento em vendas, em relação à edição de 2023, ao longo dos três fins de semana, reforçando o papel do evento como plataforma de geração de renda e vitrine regional. Em 2025, a volta do lonão de exposições, identificado como Pavilhão 4, amplia a área coberta e redistribui fluxos – qualidades que se somam ao monitoramento, tamanhos variados dos estandes e presença de setores estratégicos.
Para o visitante, a Feirasul funciona como uma rota de novidades, com lançamentos, condições comerciais especiais para o período de feira e contato direto com fabricantes e prestadores de serviço. Para o expositor, representa a oportunidade de vender, prospectar clientes e medir a percepção de marca diante de um público numeroso e heterogêneo. “Estamos confiantes no bom desempenho da feira, mais uma vez. Acreditamos que é uma união que dá muito certo, unindo a programação da Oktoberfest com bons negócios”, destaca o vice-presidente de Eventos da Assemp, Vagner Thiago Figueiredo.
Serviço:
O que: Feirasul 2025
Quando: 9 a 12, 16 a 19 e 23 a 26 de outubro, paralelamente à 40ª Oktoberfest
Onde: Parque da Oktoberfest – Pavilhões 2, 3 e 4 (lonão de 1.225 m², ao lado da Casa da RBS TV), e expositores externos
Expositores confirmados: 127
Setores representados: indústria, comércio, serviços, construção civil/incorporação, concessionárias, agronegócio (incluindo frutas exóticas) e educação