
A valorização da produção rural, do artesanato e das agroindústrias de Sinimbu e da região promete ser um dos pontos altos da ExpoSin 2025, que acontece de 13 a 16 de novembro na Comunidade Evangélica de Sinimbu. O evento promovido pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sinimbu (Cacis) tem na Feira da Agricultura Familiar o apoio da Emater/RS-Ascar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares e da Administração Municipal. As inscrições para os interessados em comercializar no local iniciam na próxima segunda-feira, 6 de outubro.
“O pavilhão busca valorizar a produção local e regional, aproximando produtores e consumidores em um ambiente de comércio justo e identidade regional”, destaca o presidente da Cacis, Thomas Juliano Koch. As inscrições são voltadas exclusivamente a agricultores familiares e agroindústrias familiares devidamente enquadrados (DAP ou CAF ativas), com produtos em conformidade sanitária.
Agricultores familiares, agroindústrias e artesanato rural poderão efetuar a inscrição gratuita até o dia 17 de outubro e a divulgação dos selecionados ocorre em 24 de outubro. Para se inscrever, basta preencher a ficha e enviar documentos solicitados no regulamento para o contato da Emater ou Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sinimbu.
Regras de participação – Entre as principais normas da organização para quem quiser figurar na Feira da Agricultura Familiar estão:
• Comercialização exclusiva de produtos informados na inscrição e de produção própria do empreendimento; praticar comércio justo; manter responsável no estande durante o funcionamento.
• Proibido: vender bebidas que não sejam produzidas pelos agricultores inscritos; expor/publicizar marcas de quem não participa; material eleitoral; trabalho infantil; pernoite no pavilhão.
• Responsabilidades do expositor: despesas de logística (transporte, hospedagem, alimentação) e decoração do estande. Fiscalizações podem ocorrer por órgãos competentes.
• Infraestrutura: a organização disponibiliza Wi-Fi aos expositores e vigilância fora do horário da programação (comunicados de ocorrência devem ser feitos imediatamente).
Para eventuais esclarecimentos, o contato é com o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Sinimbu (51) 93620-6575 ou Emater Sinimbu (51) 99765-2292.
Organização comemora 90% dos estandes vendidos
No último balanço da Cacis, divulgado em 30 de setembro, 90% dos espaços para exposições estavam vendidos. Deste total, 40% foram adquiridos por empresas locais. “Isso demonstra o interesse dos empresários de Sinimbu pela feira e também a representatividade do evento para o município e região”, completa Koch. Interessados nos últimos espaços disponíveis podem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99842-8190.
Nesta edição, o espaço de restaurante para almoço e café colonial tem parceria com a Saionara Gastronomia para Eventos, enquanto a Brahma Express assume como cervejaria oficial da festa, trazendo sua tradição e qualidade como um dos grandes atrativos do evento, através do chope Brahma e da linha de bebidas não alcóolicas.