
O tempo bom e a temperatura amena possibilitaram a realização do primeiro desfile temático da 40ª Oktoberfest neste domingo, 19, na Rua Marechal Floriano, em Santa Cruz do Sul. Depois da transferência do desfile do domingo passado para a noite da próxima sexta-feira, 24, devido ao mau tempo, a expectativa estava ainda mais alta pela realização da maior atração da festa fora do Parque da Oktoberfest. Mais de 30 mil pessoas lotaram a principal rua do centro da cidade para ver os 5,6 mil figurantes e os 10 carros alegóricos homenagearem os 40 anos da Oktoberfest.

Na avaliação do vice-presidente da 40ª Oktoberfest e coordenador de Desfiles, Gilberto Eidt, o desfile cumpriu com seu propósito de contar a história da Festa da Alegria e levar os visitantes para curtirem as atrações no Parque da Oktoberfest. “A transferência do desfile do domingo passado gerou uma grande ansiedade em todos, desde a organização até os visitantes, mas a beleza dos carros e a animação dos participantes mostrou mais uma vez que a Oktoberfest tem um dos mais belos desfiles temáticos do Estado”, comenta Eidt. A direção artística mais uma vez esteve a cargo de Sérgio Ávila, com a coordenação técnica de Vilmar Backes.
A comissão de frente, com os bailarinos do Jef’s Studio de Dança, executou uma coreografia alegre com a montagem de um mosaico homenageando as quatro décadas de festa. Em seguida desfilaram a Coordenação Voluntária liderada pelo presidente Mathias Bertram, seguida da Fubica do Fritz, que trouxe o prefeito Sérgio Ivan Moraes e a primeira-dama, Fátima Alves da Silva. Secretários municipais e outros servidores da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, parceira da Assemp na realização da Oktoberfest, vieram logo após.

Os 10 carros planejados para a edição de 40 anos representam símbolos afetivos da comunidade com a Festa da Alegria. O Carro 1 – “Família Fritz: O nascimento de uma tradição” trouxe os personagens-símbolos do evento – Fritz, Frida, Max e Milli -, que representaram o nascimento da Oktoberfest em 1984. Já o Carro 2 – “Memórias – A herança de um povo” representou as origens e apresentou registros marcantes da festa. O Carro 3 – “Gratidão: a base de nossa história” fez o justo reconhecimento aos ex-presidentes, que colaboraram voluntariamente para a construção da Oktoberfest ao longo de quatro décadas.
A rainha Rafaela Nicknig e as princesas Amanda Werner e Sofia Pretzel mostraram toda a sua simpatia no Carro 4 – “As Soberanas: a beleza que inspira o mundo”. A alegoria ainda trouxe representantes de cortes de outras edições. Um grupo de soberanas, com seus familiares, também desfilou na Rua Marechal Floriano. Em seguida, o Carro 5 – “Carro Lembranças: um marco de 40 anos” mergulhou na história da festa desde 1984 para celebrar as quatro décadas de alegria. A convivência entre as gerações foi evidenciada no Carro 6 – “A Família: alegria de geração em geração”.
A sétima alegoria, o “Carro do Imigrante – O Trem: a viagem no tempo” trouxe os temas das festas, a história e o legado dos imigrantes, inspirando os desfiles e as atrações culturais. O Carro 8 – “O Central: o coração da comunidade”, homenageou o Pavilhão Central e seus grandes bailes. O Carro 9 – “As Cucas: Viva a alegria!” celebrou a farta gastronomia por meio das deliciosas cucas de Santa Cruz do Sul, que foram distribuídas ao público pelo Grupo Escoteiro Santa Cruz -181/RS. Para encerrar o desfile, o Carro 10 – “Bierwagen: O brinde final”, que enalteceu a bebida típica da cultura alemã e provocou diversos brindes em comemoração aos 40 anos da Oktoberfest.

A bicicleta coletiva Zig Zag Zug e o Dindinho da Alegria também marcaram presença. Grupos de danças, empresas patrocinadoras, entidades empresariais, instituições sociais, clubes de serviço, clubes e entidades esportivas se intercalaram entre os carros alegóricos proporcionando muita alegria e um colorido que encheu os olhos do público. “O desfile foi muito emocionante pela homenagem aos 40 anos da festa num domingo espetacular. Acredito que conseguimos levar ao público visitante uma amostra do que foi e do que é a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul”, resumiu o diretor artístico Sérgio Ávila.