CAPAGeralRegional

Corrida de reinauguração leva 25 mil pessoas ao Autódromo de Santa Cruz do Sul; VEJA FOTOS

Final de semana foi de adrenalina com a 7ª etapa da Fórmula Truck em espaço totalmente revitalizado

O ronco dos motores voltou a ecoar em Santa Cruz do Sul. Em um domingo marcado por emoção e nostalgia, cerca de 25 mil pessoas acompanharam a corrida de reinauguração do Autódromo Internacional, totalmente revitalizado pela Prefeitura. O palco da retomada foi a 7ª etapa da Fórmula Truck, que transformou o fim de semana de 12 a 14 de setembro em um espetáculo de velocidade, confraternização e história.

As arquibancadas ficaram lotadas e os motorhomes ocuparam toda a extensão do alambrado, formando um cenário vibrante que há anos não se via. O público acompanhou provas emocionantes de mais de 50 caminhões, divididos entre as categorias eletrônico e bomba injetora. Além disso, a programação contou com a corrida de bicicletas Elite Teams, promovida pela Santa Ciclismo logo nas primeiras horas da manhã, e com a saudosa corrida da Fórmula Fusca Brasil, à tarde, no intervalo das corridas dos caminhões.

O dia começou nublado e teve até chuva antes do meio-dia, a poucos minutos da primeira largada. Mas, como em uma cena feita sob medida, o sol se abriu por completo nas últimas voltas, ao fim da tarde, coroando o reencontro da cidade com o automobilismo.

A largada da categoria bomba eletrônica foi acompanhada por três helicópteros sobrevoando a pista. Em um deles, estava o prefeito Sérgio Moraes, idealizador do Autódromo, construído em seu mandato anterior como prefeito, em 2003. A bandeirada final também foi dada por ele, acompanhado da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva.

O prefeito, acampado no local com a família em seu motorhome desde quarta-feira, não escondeu a emoção. Ao fim do evento, abraçou forte o presidente da Fórmula Truck, Gilbero Hidalgo, e o CEO Roberto Cirino e disse ao público: “Esperamos 20 anos por este momento e deu tudo certo. Muitíssimo obrigado a todos que vieram, pela maneira fraterna que conduziram este domingo em Santa Cruz do Sul. Meu compromisso é tornar este Autódromo cada ano melhor, com melhor infraestrutura e experiência aos visitantes. Me sinto muito honrado e agradecido”.

A prova também teve cenas de apreensão. Na categoria bomba injetora, um acidente nas primeiras voltas deixou todos apreensivos. A pista molhada e a fumaça fizeram com que o piloto Paulo Cézar de Oliveira, de Erechim, conhecido como Seco, perdesse o controle do caminhão que, com a forte pancada na lateral da pista, acabou se partindo em dois. O rápido socorro da equipe da Fórmula Truck, porém, garantiu que ele saísse ileso.

Nas arquibancadas, no paddock e alambrados, a vibração do público foi constante. William Rodrigues, descreveu a experiência como única: “Já conhecia outros autódromos, mas nunca tinha vindo neste aqui. Achei tudo sensacional. Emoção e clima de confraternização”. Para Nathália Hoffmann Ritt, a revitalização trouxe segurança e beleza ao espaço: “A largada acompanhada de helicópteros foi diferente e achei incrível. O autódromo está bonito e seguro”.

Em pronunciamento ao fim do evento, o presidente da Fórmula Truck, Gilberto Hidalgo, emocionou-se abraçado no prefeito Sérgio Moraes. Com os olhos mareados, parabenizou a secretária de Turismo, Jaqueline Marques de Souza, a chefe de gabinete, Juliana Bach, e toda a equipe de governo pelo esforço conjunto. “A restauração foi magnífica. De agora em diante, muitas categorias virão”, pontuou.

Já o presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), Arlindo Signor, destacou a relevância estratégica do autódromo: “Quando vemos um trabalho de revitalização dessa magnitude, percebemos a importância não só para o Rio Grande do Sul, mas para todo o Brasil e o Mercosul, pela localização privilegiada de Santa Cruz. O trabalho feito pelo prefeito Sérgio foi sensacional, de quem tem visão e conhece o esporte.”

A próxima etapa da Fórmula Truck em Santa Cruz do Sul já tem data marcada: 13 de setembro de 2026. Até lá, fica a memória de um domingo histórico, em que a cidade celebrou não apenas a reinauguração de um espaço esportivo, mas também a paixão de um povo que faz do automobilismo parte de sua identidade.

Fotos: Claudine Friedrich

Fonte
Fotos: Claudine Friedrich

Artigos relacionados