Contratação de temporários para o comércio deve iniciar em outubro em Santa Cruz
Lojistas que têm intenção de contratar mão de obra para o fim de ano apostam em um acréscimo de até 10% no quadro de funcionários para a época; expectativa de vendas com o período também apresenta crescimento

Uma pesquisa feita pelo Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) revela que as contratações de mão de obra temporária para o fim de ano devem iniciar já no mês de outubro. A expectativa é que haja um incremento de até 10% no quadro de funcionários das empresas que farão seleção de profissionais para atender a demanda do período. Qualificação e dedicação são atributos que podem fazer a diferença na hora da seleção; segmentos de vestuário, calçados, móveis e eletrodomésticos, perfumaria e autocuidado demonstram interesse em realizar a contratação de temporários.
De acordo com a executiva do Sindilojas-VRP, Gicele de Arruda, a pesquisa realizada com associados da entidade mostra que 46% dos entrevistados projetam contratações de funcionários temporários para o fim de ano. “Algumas empresas darão início a este processo ainda em outubro, pois há uma procura grande em razão do dia das crianças e a partir dos eventos que serão realizados. A Oktoberfest, tradicional há 40 anos, envolve o comércio dentro e fora do parque, assim como a Procissão das Criaturas, que todos anos fomenta o comércio especializado”, sublinha.
Com o maior volume de contratações projetado para o mês de novembro, os lojistas que irão realizar processo seletivo para o fim de ano acreditam que o incremento nas vagas deverá ficar na ordem dos 10% ou mais, dependendo do segmento. “Há empresas, do ramo do vestuário, por exemplo, que acreditam que seja possível elevar em até 20% o quadro de funcionários do período. Sempre é importante lembrar que estas oportunidades podem ser a porta de entrada ao mercado de trabalho, ou até mesmo, a chance de uma recolocação profissional”, alerta a executiva.
Já no quesito vendas, a maioria dos gestores do varejo que participaram do levantamento acreditam na elevação das vendas, na casa dos 10%, na comparação com o período de fim de ano de 2024. “Aqui temos um dado interessante também, pois todos as empresas que participaram revelaram que irão criar estratégias de comunicação e marketing, com foco na divulgação eletrônica, assim como a projeção de vendas on-line. É importante que todo o comércio atente para esta necessidade, pois há alguns anos o comportamento do consumo aponta para estes canais”, garante Gicele.
Qualificação é o caminho
Para o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, mais que uma oportunidade de ingresso ou recolocação no mercado de trabalho, as vagas temporárias do fim de ano podem ser o pontapé para uma carreira de sucesso no setor. Para que o candidato consiga manter-se e crescer na área, o conhecimento e a qualificação são predicados essenciais, conforme ele. “Geralmente quem contrata no fim de ano busca ampliar também o quadro, pois na sequência das festas e do movimento de Natal, por exemplo, iniciam os períodos de férias nas lojas, situação que pode aumentar o tempo de contrato, tornando-o até mesmo, efetivo. Tudo depende do desempenho do contratado”, diz.
Spode ressalta que a qualificação e busca por ela fazem toda a diferença nesta hora. Segundo o dirigente, o próprio Sindilojas-VRP conta com a força da Faculdade do Comércio, que viabiliza o acesso a formação superior e continuada, na área da especialização, para potencializar o conhecimento dos trabalhadores do setor. “Quem busca o varejo como uma carreira precisa estar ciente que a qualificação, assim como em qualquer outra área, é essencial. Neste sentido, os perfis que atendam esta demanda certamente terão oportunidades duradouras, não apenas temporárias”, complementa o presidente.