
O Conselho Tutelar de Santa Cruz do Sul passou a funcionar em um novo endereço esta semana. O órgão, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, deixou o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), no Bairro Arroio Grande, e está instalado agora em uma casa que fica bem na área central, na Rua Carlos Trein Filho, nº 709, onde já funcionou também o abrigo masculino.
A mudança era uma demanda antiga dos conselheiros e atende a uma orientação do Ministério Público que entendeu a necessidade de um espaço independente e que preserve a privacidade no atendimento das famílias que buscam ajuda e orientação. No novo espaço, o Conselho Tutelar não divide espaço com outros serviços e dispõe de uma estrutura mais ampla, com instalações acessíveis e número de salas que permitem o trabalho simultâneo dos conselheiros.
Nesta quinta-feira, dia 21, o prefeito Sérgio Moraes e a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, estiveram em visita ao local e conversaram com os servidores. Eles reforçaram o compromisso da gestão em oferecer um serviço mais eficiente e humanizado para a melhoria do atendimento e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes do município.
A coordenadora Clarice Rocha Saldanha agradeceu ao poder público municipal pelo novo local e elogiou a instalação do órgão em um espaço mais central, reservado e com acesso mais facilitado para a comunidade dos bairros. “Ficamos muito felizes em ter nosso pedido atendido e também por todo apoio e suporte que estamos recebendo”, disse.
O Conselho Tutelar atende de segunda a sexta-feira pelo telefone fixo (51) 3120 4059, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Já o celular do plantão 24 horas é o (51) 98444 7964.