
A comunidade cobrou obras complementares na duplicação da RSC-287, no trecho entre os bairros Renascença e Germânia. Uma audiência pública foi realizada pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz, numa iniciativa do vereador Raul Fritsch (Republicanos) e buscou soluções para os graves problemas enfrentados pelos moradores das imediações, em especial no tocante aos acessos às suas propriedades às margens da rodovia.
O vereador Raul Fritsch destacou que trazer o debate para o Legislativo é uma necessidade a partir dos transtornos pelas obras de duplicação. “Os moradores merecem ser ouvidos e buscam uma solução para seus problemas que são oriundos dessas mudanças”, observa. O vereador destaca que desde o início tem causado apreensão e em alguns casos até revolta por parte dos moradores próximos do trecho que está sendo finalizado.
Raul destaca que existem muitas dúvidas da comunidade, como questões levadas aos responsáveis inclusive questões judiciais a serem resolvidos. “Quanto aos acessos aos locais, residências, comerciais e industriais como ficarão? Como ficará quanto aos prejuízos decorrentes das intervenções”.
Raul ainda questiona como ficará o transporte coletivo, que anteriormente era acessado aos moradores do bairro Germânia na travessia para o Bairro Renascença. Também quer saber como ficarão os acessos à Escola José Ferrugem, ao projeto Turno Inverso na Comunidade Sagrado Coração de Jesus; aos acessos ao comércio local; ao Loteamento Novo Horizonte, no bairro Germânia. Ele ainda trouxe a reivindicação dos moradores dos quilômetros 102 e 103 referente a uma passarela para pedestres de um bairro a outro. Disse que o pedido está sendo feito através do abaixo assinado feito pela comunidade que serão encaminhados ao Governo do Estado, à Prefeitura, ao Ministério Público e à Rota de Santa Maria.
César Cruvinel, engenheiro responsável pela obra da Rota de Santa Maria, fez um apanhado da história da concessão da RSC-287, com a questão do desastre da enchente de 2004. Foram feitos estudos hidrológicos após a enchente para que a rodovia não sofra tanto no futuro, pensando em resiliência climática.
Cesar Cruvinel disse que a responsabilidade pelos acessos é dos moradores. Em audiência pública realizada há algum tempo, o Estado assumiu esta responsabilidade para regularizar estes acessos. “Através do Ministério Público, o Estado solicitou formalmente a regularização dos acessos à concessionária, que está fazendo o projeto e em breve será realizada a obra”.
Em maio a concessionária apresentou três projetos para retornos em Linha Pinheiral e mais um em Linha Seival, e o Governo do Estado está analisando os mesmos. “Quando a obra chegar naquele local, o Estado deve se pronunciar. A concessionária não pode executar nenhuma obra, sem que o Estado faça a solicitação”, disse. Ele anunciou que a boa notícia é que houve a autorização para que a Rota de Santa Maria elabore os projetos e execute as obras de acesso aos moradores. O secretário de Obras e Infraestrutura, Francisco Carlos Smidt, disse que a comunidade espera por respostas a fim de que possa ter seus problemas minimamente resolvidos.
Erico Barin, promotor de Justiça, destacou que é momento de buscar um consenso para os problemas, evitando o tensionamento. Ele destacou que a Rota de Santa Maria foi contratada pelo Governo do Estado para assumir a concessão.
“E para tal está desempenhando o seu papel. A nossa surpresa foi de que com a obra andando, os acessos ainda estavam em compasso de espera. Fizemos uma reunião com o prefeito e com a Rota de Santa Maria, e não resumimos a Santa Cruz, mas a outros municípios. Nos reunimos também com o Estado e chamamos atenção. A boa notícia é que o Estado autorizou a Rota de Santa Maria a fazer os acessos”.
Durante a reunião os moradores ainda apresentaram outros questionamentos, sobre problemas particulares, que foram posteriormente respondidos pelas autoridades. Participaram do encontro o secretário de Planejamento, Vanir Ramos de Azevedo, representando o prefeito Sérgio Ivan Moraes; o Promotor de Justiça Especializada de Santa Cruz do Sul, Érico Fernando Barin; o Secretário de Obras e Infraestrutura, Francisco Carlos Smidt; o secretário de Segurança e Trânsito, Reginaldo Martins Brito de Campos; o Gerente Socioambiental do Comitê da RSC-287 e Engenheiro responsável da empresa Sacyr pela obra de duplicação da RSC-287, César Cruvinel; o Coronel César Eduardo Bonfanti, diretor da Defesa Civil e o engenheiro civil da secretaria de Obras e Infraestrutura do município, Everton Ferreira.