CAPAGeralRegional

Comércio projeta crescimento de 10% nas vendas de Dia dos Pais

Pesquisa realizada com comerciantes da região revela ainda que as principais apostas de venda estão nos setores de vestuário, calçados e acessórios

A proximidade com o Dia dos Pais cria expectativa de crescimento no comércio regional. Até o segundo domingo de agosto, os lojistas estimam ampliar em até 10% o percentual de vendas referente a data. O dado faz parte de uma pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), junto a associados da base operacional da entidade.

Segundo o levantamento, todos os empresários que participaram da consulta eletrônica confirmam o otimismo com a data, com expectativa de crescimento, pelo menos na casa dos 10%, na comparação com o período no ano passado. Entre as estratégias para atingirem este percentual de crescimento, a principal ação está ligada ao treinamento das equipes para atendimento qualificado. Neste contexto, a preparação da loja com produção de vitrine e investimento em propaganda seguem a estratégia de treinamento interno. “Estas ações fazem parte das próprias orientações que a entidade sempre recomenda, seja por meio de palestras, cursos ou conteúdo informativo dedicado às empresas associadas”, justifica a executiva do Sindilojas-VRP, Gicele de Arruda.

Ainda no rol de estratégias, facilidade de pagamento, com condições de parcelamento ampliadas, seguida de descontos em produtos selecionados, kit presente e até mesmo benefícios ao cliente, como concessão de brindes ao consumidor, fazem parte das ações pensadas para o Dia dos Pais, conectadas às formas de venda, tanto no meio físico, quanto digital. “Quase um terço das lojas que participaram da pesquisa já atuam de forma híbrida, com possibilidade de vendas também pela internet. Mais do que uma tendência, isso é uma realidade cada vez mais presente no cotidiano do varejo”, avalia Gicele.

Entre os produtos com maior expectativa de venda, o levantamento confirma uma tendência local. De acordo com o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, vestuário, calçados e acessórios têm um histórico na preferência do consumidor. “Observamos também que as linhas de perfumaria e autocuidado masculino também surgem como opções interessantes, assim como produtos eletrônicos. Todos estes produtos aparecem na lista de expectativa de vendas, o que torna a data plural e com oportunidades para praticamente todos os segmentos”, pontua Spode.

Ticket médio de até R$ 200

Considerando o levantamento realizado pela CDL POA – integrante da rede de entidades parceiras do Sindilojas-VRP – o ticket médio para o Dia dos Pais deve ficar na casa dos R$ 200,00. O valor tem como referência consumidores de Porto Alegre e Região Metropolitana, porém reflete o comportamento local com a tendência de consumo no Vale do Rio Pardo. “É importante lembrar que o comportamento do consumo está diferente, a venda acontece na loja, pelo telefone celular, ou até mesmo pelas redes sociais. Ocorre também depois de uma experiência do cliente com o produto e até mesmo com o atendimento. Vivemos um novo momento”, ressalta o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode.

Fonte
FOTO: BRUNO PEDRY/NASCIMENTO MKT

Artigos relacionados