
As comemorações pela Independência do Brasil começaram em Santa Cruz do Sul, na manhã desta segunda-feira, dia 1º, com o acendimento da pira, em cerimônia realizada na Praça da Bandeira. Autoridades civis e militares, servidores municipais, escolas, representantes das entidades organizadoras, comunidade e imprensa acompanharam a chegada da chama do fogo simbólico , que foi conduzida pelo 6º Batalhão de Bombeiros Militar, familiares do homenageado deste ano, o músico Carmo José Gregory, representantes dos escoteiros e pela Banda da Emef Bom Jesus.
Logo após a execução do Hino Nacional pela banda do 7º BIB, a chama foi entregue ao prefeito Sérgio Moraes, ao vice Alex Knak e ao comandante do 7º BIB, Coronel Orlando Mattos Sparta, que acenderam a pira da Pátria, em frente ao Monumento da Independência. Em sua manifestação, o comandante Sparta relembrou os valores dos antepassados para que o país se mantenha livre e destacou que o objetivo da chama é congregar os valores patrióticos da população.
Ao discursar, o prefeito enalteceu a trajetória da personalidade homenageada deste ano, o maestro Carmo José Gregory, que como professor de música ensinou gerações. Moraes destacou sua contribuição à arte e recordou ainda com saudades a época dos Canarinhos do Colégio Marista São Luís, cuja atuação encantava o público.
A programação da Semana da Pátria inclui vigília diária ao fogo simbólico, com hora cívica às 8h e às 17 horas, exposição de blindados, pista de cordas e equipamentos do Exército, além de apresentações. No dia 7 de setembro, às 9h, ocorrerá o tradicional desfile cívico-militar na Rua Marechal Floriano e o encerramento será no mesmo dia, às 17 horas, com a cerimônia de extinção do fogo.
Temas – A Semana da Pátria este ano tem como tema nacional o Bicentenário do Nascimento de D. Pedro II, como tema estadual o Grêmio Náutico União e como tema municipal Juntos Transformamos a Nação. A Comissão Organizadora é composta pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, 7º BIB, Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, 23º Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Comando Rodoviário, 6ª CRE, Grupo Escoteiro MacLaren, Grupo Escoteiro Santa Cruz, Grupo Escoteiro Mauá, Grupo Escoteiro São Luís e Sesc.