
O Colégio Mauá vai inaugurar, na noite desta quarta-feira, 27, em Santa Cruz do Sul, o novo prédio do Ensino Médio do educandário. Com cerca de 4 mil metros quadrados de área construída, a estrutura já estará disponível para os estudantes a partir do turno da manhã, iniciando mais uma importante etapa de uma história de 155 anos na formação integral dos alunos.
O novo bloco acadêmico conta com 21 salas de aula voltadas ao Ensino Médio, além de três laboratórios, que contemplam as disciplinas de Física, Química e Biologia. Um miniauditório também foi construído no local, preparado para receber 120 pessoas. O prédio ainda acomoda salas administrativas, área de convivência e a inédita “Sala Platão”, que foge da disposição convencional no que se refere à abordagem pedagógica.
De acordo com o diretor Nestor Raschen, a sala especial surge como um contraponto ao ritmo acelerado da vida moderna. “A gente entende que o aluno que quer se inserir num contexto de sociedade precisa participar de reflexões profundas e também ter repertório para redigir, interpretar e posicionar-se”, destaca.
A cerimônia de inauguração, que ocorre no saguão no novo prédio, está marcada para as 19 horas, com a presença de lideranças educacionais, autoridades, comunidade escolar, imprensa e convidados. Uma das atrações do evento será o Conjunto Instrumental do Mauá, que vai apresentar, entre outras canções, o Hino da Escola.
Sala Platão – A Sala Platão foi pensada para servir como um local acolhedor e silencioso dentro do educandário. Sem carteiras, a disposição do espaço é propícia à meditação, ao debate e à construção de ideias. A nova sala será utilizada nas aulas de Filosofia, pelos clubes literários, pelo grupo de teatro e em projetos especiais. A proposta inovadora nasceu de conversas com professores e da busca por um local dedicado à introspecção e ao pensamento, algo raro no ambiente escolar contemporâneo.
Sobre o Colégio Mauá – Integrante da Rede Sinodal de Educação, o Colégio Mauá atua da Educação Infantil ao Ensino Médio, com currículo bilíngue até o 6º ano do Ensino Fundamental. É a maior escola particular da região e uma das mais tradicionais do interior do Rio Grande do Sul, oferecendo salas de aula, espaços recreativos, ginásios, museu, laboratórios e bibliotecas. O educandário conta com 2.318 alunos, 182 professores e 188 funcionários.