CAPAGeralRegional

Colégio Mauá inaugura novo prédio do Ensino Médio

Nova estrutura com 4 mil m² entrou em funcionamento nesta quarta-feira, 27; espaço inclui laboratórios, miniauditório e a inédita Sala Platão

O Colégio Mauá inaugurou na noite desta quarta-feira, 27, em Santa Cruz do Sul, o novo prédio do Ensino Médio do educandário. Com cerca de 4 mil metros quadrados, a estrutura, executada em um ano e oito meses, já está em funcionamento e foi planejada para estimular o pensamento crítico e a formação integral dos alunos.

O novo bloco acadêmico, distribuído em três pavimentos, conta com 21 salas de aula voltadas ao Ensino Médio, além de três laboratórios, que contemplam as disciplinas Física, Química e Biologia, e são equipados para atividades práticas. Um miniauditório com capacidade para 120 pessoas amplia as possibilidades de projetos, seminários e apresentações. O prédio abriga ainda salas administrativas e acadêmicas de apoio, ampla área de convivência integrada ao pátio e a inédita Sala Platão, ambiente que foge à disposição convencional e propõe uma abordagem pedagógica contemporânea.

De acordo com o diretor Nestor Raschen, o espaço simboliza um convite à aprendizagem com profundidade. “A gente entende que o aluno que quer se inserir num contexto de sociedade precisa participar de reflexões profundas e também ter repertório para redigir, interpretar e posicionar-se”, destaca. Raschen reforça que cada detalhe do projeto “foi pensado, sonhado e construído com muito carinho”, como um gesto de gratidão à comunidade que, há 155 anos, sustenta a história da escola.

Em cerimônia realizada no novo prédio, a solenidade contou com a presença do vice-prefeito de Santa Cruz do Sul, Alex Knak, da presidente da Sociedade Escolar de Santa Cruz – Mantenedora do Colégio Mauá, Aline Jackisch Biersdorf, do diretor geral do Colégio Mauá, professor Nestor Raschen e seu vice-diretor, professor Mártin Brackmann Goldmeyer, da Pró-Reitora Acadêmica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), professora Chana de Medeiros da Silva, da secretária municipal de Educação, Jane Wunder Sabin, além de autoridades, comunidade escolar e parceiros do projeto.

Sala Platão

Concebida como um espaço de acolhimento e silêncio no interior do colégio, a Sala Platão não utiliza carteiras. O ambiente foi pensado para meditação, leitura, rodas de conversa, debate e construção de ideias, servindo às aulas de Filosofia, clubes literários, grupo de teatro e projetos especiais. Na sala, elementos de ambientação reforçam a proposta. Há quadros distribuídos para dinâmicas colaborativas, paleta de verdes que favorece calma e foco, pontos de cor que estimulam a criatividade, além do símbolo da árvore, que convida a encontros em roda. A inspiração nasceu de conversas com professores e da busca por um local dedicado à introspecção, uma raridade no cotidiano escolar.

Quem assina:

Concepção e coordenação de projeto: Estilo Arquitetura e Construções  – Romeu José Pick, Sandra Sulszbacher, Eduardo Barbian e engenheiro civil Fernando Roveder
Obra: Projeto Arquitetura e Construções, Astor e Gustavo Gruner
Construção: Adelar Weiss Construções
Design de interiores e ambientação do novo bloco: 501 Arquitetura (arquitetas Leila Bremm, Jéssica Werle e Talita Hermes)

Sobre o Colégio Mauá

Integrante da Rede Sinodal de Educação, o Colégio Mauá atua da Educação Infantil ao Ensino Médio, com currículo bilíngue até o 6º ano do Ensino Fundamental. É a maior escola particular da região e uma das mais tradicionais do interior do Rio Grande do Sul, oferecendo salas de aula, espaços recreativos, ginásios, museu, laboratórios e bibliotecas. O educandário conta com 2.318 alunos, 182 professores e 188 funcionários.

Fonte
Foto: Regina Colombelli

Artigos relacionados