CAPAGeralRegional

CDL Santa Cruz celebra 59 anos de atuação no fortalecimento do comércio local

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul que completa 59 anos de história neste domingo, 27 de julho, marca a data com o lançamento do selo comemorativo aos 60 anos, a serem celebrados em 2026. Fundada em 1966 com o propósito de amparar, defender, orientar e unir os lojistas do município, a entidade se estabeleceu ao longo das décadas como referência no associativismo comercial, promovendo o desenvolvimento do setor e fomentando o espírito de colaboração entre os empreendedores locais.

Com início modesto e apenas oito associados, a CDL evoluiu de forma significativa, contando atualmente com mais de 350 empresas associadas dos mais diversos segmentos. Entre os serviços oferecidos, destaca-se o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que garante mais segurança nas vendas e na concessão de crédito. Desde sua fundação, a entidade tem protagonizado importantes iniciativas em prol do comércio, como a realização de convenções estaduais e campanhas promocionais ao longo do ano.

Ligada à Federação Varejista do Rio Grande do Sul, a CDL Santa Cruz tem participado ativamente das iniciativas estaduais, que buscam fortalecer o setor, fortalecer o associativismo e impulsionar o desenvolvimento das regiões por meio do comércio varejista. “Nossa missão é estar junto aos associados, buscando alternativas de desenvolvimento e qualificação constante, visando sempre melhorar o desempenho do varejo, bem como fazer a interlocução com as forças políticas e representativas em prol da defesa dos interesses do comércio”, destaca o presidente da CDL Santa Cruz e diretor de Expansão da Federação Varejista, Ricardo Bartz.

Segundo Bartz, estar à frente da CDL no ano em que celebra 59 anos é motivo de grande orgulho e alegria. “Acompanhar o desenvolvimento da entidade e o papel fundamental que desempenha na mobilização e qualificação dos lojistas nos motiva a seguir acreditando na força do associativismo. Vivemos um ano desafiador, mas com a certeza de que a união do setor é fundamental para seguir em frente, principalmente pela importância econômica e social do comércio”, completa.

A entidade também se destaca por seu envolvimento comunitário e por buscar constante inovação. Em 2025, a CDL já realizou uma série de ações estratégicas, como o workshop “Comunica +Mulher”, promovido em março pelo núcleo CDL Mulher, que reforçou a importância da comunicação no desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres. Em abril, foi lançado o núcleo CDL Jovem e realizada a 1ª edição do workshop “Tecnologia na Prática”, em parceria com a Ativales, com foco em ferramentas digitais aplicadas aos negócios.

Já em maio a CDL Jovem promoveu o Dia Livre de Impostos (DLI) em Santa Cruz do Sul. A iniciativa, que é de âmbito nacional, ofereceu descontos em diversos produtos e serviços de onze estabelecimentos do município. Os consumidores puderam aproveitar gasolina, alimentos, roupas e eletrodomésticos com descontos que chegaram a 34%. Em junho, a entidade sediou uma das etapas estaduais da Rodada de Negócios com participação de empresárias de diversas regiões, consolidando a força do empreendedorismo feminino.

Campanha do Agasalho – Com o apoio da comunidade e de diversas entidades, a Campanha do Agasalho 2025 arrecadou cerca de cem mil peças de roupas e calçados em Santa Cruz do Sul durante o mês de maio. Promovida pela CDL em parceria com o Grupo Gazeta, a Prefeitura e o 7º BIB, a entrega oficial ocorreu em 25 de junho e contou com a presença de representantes das instituições envolvidas. As doações, destinadas à Secretaria de Desenvolvimento Social, foram organizadas com apoio logístico do Exército e distribuídas a famílias em situação de vulnerabilidade. A ação contou com a participação de dezenas de empresas e instituições, que atuaram como pontos de coleta ou apoiadores institucionais, fortalecendo a rede de solidariedade no município.

Homens na Cozinha – Pelo quarto ano consecutivo, a CDL vai realizar o projeto Homens na Cozinha, unindo gastronomia e solidariedade. O evento, que vai ocorrer dia 5 de setembro, no Centro de Eventos do Parque da Oktoberfest, terá toda a renda revertida para os hospitais Santa Cruz, Ana Nery e Monte Alverne. Os ingressos, pelo valor de R$ 195 (com comida e bebida liberadas), já estão à venda juntos aos cozinheiros. Até o momento, são nove cozinhas confirmadas, destacando os mais variados sabores da gastronomia brasileira.

Estrutura – A sede da entidade, localizada na Rua Assis Brasil, 951, segue como ponto de encontro de lideranças, associados e parceiros, assim como a Casa da CDL, junto à Praça Getúlio Vargas, onde os consumidores podem fazer consultas sobre débitos, promoções ou campanhas. Ao longo de sua história, a CDL foi conduzida por diversos presidentes que contribuíram para a consolidação da instituição, mantendo viva sua missão de representar e fortalecer o comércio local. Com quase seis décadas de história, a CDL Santa Cruz reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico da região, sendo um elo entre empresários, comunidade e poder público, ratificando diariamente a relevância para o crescimento coletivo.

Serviços para associados: Com foco no fortalecimento dos negócios locais, a entidade oferece uma ampla gama de serviços voltados ao desenvolvimento e à competitividade das empresas associadas, além de uma estrutura completa com auditório e sala para eventos. Entre os serviços estão a consulta ao SPC Brasil, emissão de certificado digital, participação em campanhas promocionais, convênios com operadoras de telefonia móvel e planos de saúde, consultoria jurídica, cursos e palestras. Na área de treinamento, destaque para a plataforma CDL Academy, acessada via internet, com conteúdos de interesse do comércio varejista, como marketing, vendas e comunicação. Além disso, a CDL também disponibiliza, por meio de empresas parceiras, de serviços de saúde ocupacional e de recrutamento e seleção.

Fonte
Fotos: Divulgação CDL

Artigos relacionados