
Santa Cruz do Sul celebrou seus 147 anos de história com uma noite de música, dança e tradição. O jantar-baile típico alemão, realizado neste sábado (27) na sede do Esporte Clube Avenida, reuniu comunidade, autoridades e uma delegação vinda da Alemanha, em uma festa que valorizou a cultura e reforçou os laços internacionais do município.
Após o jantar típico, a abertura da pista de danças ficou por conta do grupo Oktobertanz e das soberanas da 40ª Oktoberfest, que, acompanhadas da comitiva alemã, conduziram a tradicional polonese. Vestidos com trajes típicos da Baviera — um dos 16 estados federados da Alemanha —, os visitantes chamaram a atenção ao se juntar à pista. A animação da noite esteve a cargo da Orquestra Metais em Brasa, que embalou o público com repertório típico.
Entre os presentes no baile estavam o prefeito Sérgio Moraes, acompanhado da primeira-dama, Fátima Alves da Silva; o vice-prefeito, Alex Knak; o deputado federal Marcelo Moraes; além de secretários municipais, servidores da Prefeitura, familiares e amigos do prefeito.
O evento integrou a programação que celebra, além do aniversário da cidade, os 20 anos da escola de língua alemã Auf gut Deutsch e os 40 anos da Oktoberfest, consolidando mais um momento de valorização da tradição germânica e de fortalecimento das relações culturais e institucionais entre Santa Cruz do Sul e a Alemanha.
O corte do bolo, à meia-noite, marcou oficialmente o aniversário de emancipação política do município, celebrado em 28 de setembro. Antes disso, por volta das 23h30, em um pronunciamento, o prefeito Sérgio Moraes destacou a relevância da data. “147 anos é motivo de alegria, e que bom que podemos estar por aqui fazendo este agradecimento. Quero agradecer a comitiva que veio da Alemanha e dizer que estamos honrados”, afirmou.
Moraes ainda frisou que a juventude do município é também um chamado à responsabilidade, destacando que Santa Cruz ainda tem muito a construir: “Somos ainda muito jovens. 147 anos, recém estamos começando, mas é uma obrigação grande de poder passar para o futuro um município muito melhor, uma cidade mais organizada”.
Em sua fala, o prefeito reforçou a diversidade cultural como marca do município. Segundo ele, Santa Cruz do Sul “é um local diferente, onde se zela pelos bons costumes, pelo capricho, a beleza e a hospitalidade em receber os visitantes. Aqui se cultua e se respeita todos os segmentos culturais. Somos apaixonados pela Oktoberfest, mas também pela cultura italiana, gaúcha, afro e tantas outras”. Moraes concluiu afirmando que a noite reforça “o compromisso de entregar cada vez um município melhor àqueles que vêm nos visitar”.
A delegação alemã foi composta por seis pessoas vindas da Baviera e outras seis residentes no Brasil, representantes do consulado alemão. Em nome do grupo, Reiner Schmelz também fez uso da palavra. Com tradução de Jaqueline Bender, proprietária da escola Auf gut Deutsch, ele agradeceu a calorosa recepção. “Estamos felizes por ainda ter alguns dias para passar em Santa Cruz do Sul”, declarou. Schmelz ainda manifestou o desejo de ampliar o intercâmbio de alunos da cidade com a Alemanha e elogiou a preservação da cultura germânica que encontrou em Santa Cruz do Sul.