
Mais uma parceria entre a Susepe e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, agora por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), vem promovendo ações em prol da comunidade e mostrando que a reintegração social, não somente é possível, como traz benefícios para toda a sociedade. Detentos do Presídio Regional estão trabalhando na revitalização da Estratégia de Saúde da Família Rio Pardinho. Primeiro eles fizeram a lavagem do prédio e nos últimos dias deram início à pintura externa.
Outras duas unidades de saúde também serão revitalizadas com o auxílio de mão de obra prisional. Por meio da iniciativa, a prefeitura adquire os materiais e os detentos executam o serviço. Para eles, o trabalho é uma oportunidade, uma vez que recebem o benefício da remissão da pena. Conforme disposto na Lei de Execução Penal, a cada três dias trabalhados eles têm direito a redução de um dia na pena a ser cumprida.
Para a titular da 8ª Delegacia Penitenciária Regional, Samantha Longo, a ação representa muito mais do que a execução de um serviço. “É uma oportunidade de transformação. Ao envolver os apenados em atividades produtivas e de interesse coletivo, a comunidade é diretamente beneficiada com melhorias que, muitas vezes, não seriam possíveis. É uma iniciativa em que todos ganham”, disse.
De acordo com o titular da Sesa, Rodrigo Rabuske, a revitalização das unidades de saúde com apoio da mão de obra prisional é uma forma de devolver à comunidade um serviço mais digno, com melhor estrutura e, ao mesmo tempo, permitir que as pessoas em cumprimento de pena contribuam com algo concreto e positivo para a sociedade.
Outra parceria entre prefeitura e Susepe que vem rendendo frutos é na área do bem-estar animal. Com materiais doados pela comunidade e entregues pelo poder público no Presídio Regional, apenados estão fabricando casinhas para pets, que estão abrigados no Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) à espera de um novo lar. As primeiras 10 já foram entregues.