
O que era para ser uma etapa do trabalho técnico-social com as famílias do município se transformou em um momento de emoção e alegria inesperada. No fim da tarde desta terça-feira (30), no ginásio da EMEF Dois Irmãos, no bairro Aviação, moradores foram surpreendidos pelo prefeito Jarbas da Rosa. “Hoje se inicia uma nova fase para vocês. A chegada ao lar próprio e a uma vida renovada. Vocês são as 112 famílias indicadas para os apartamentos do Residencial Morada das Lavandas”, anunciou.
Um clima de surpresa e emoção tomou conta das famílias, que receberam a notícia com lágrimas, sorrisos e abraços apertados. “As unidades estão em fase final de construção, e nossa expectativa é entregá-las ainda neste ano”, destacou o prefeito.
O empreendimento é composto por 7 prédios e 112 apartamentos, cada unidade com 45 m², incluindo dois dormitórios, banheiro, sala, cozinha, área de serviço e varanda. A obra, realizada pela ALM Engenharia, conta com investimento total de R$ 15,1 milhões. O Morada das Lavandas integra o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), viabilizado por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do Governo Federal, e tem como objetivo oferecer moradia digna a famílias de baixa renda. Outros projetos estão em fase de licitação e obras, como no bairro Brands, Estância Nova e o condomínio Altos do Bosque, no bairro Santa Tecla.
A seleção das famílias beneficiadas seguiu critérios claros e transparentes, priorizando mulheres chefes de família, famílias com pessoas idosas ou com deficiência e aquelas encaminhadas pela rede de atendimento do município, além das famílias atingidas pela calamidade.
A secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Camilla Capelão, também celebrou o momento. “Foram muitos meses de trabalho, visitas técnicas e escuta ativa. Ver a reação das famílias é a maior confirmação de que estamos no caminho certo. Moradia digna transforma vidas”, afirmou.
Uma das indicadas, Dinair Isabel da Silva Ribeiro, moradora do bairro Aviação, não conteve a emoção. “Esperei muitos anos por esse momento. Sempre sonhei em ter minha casa, meu lugar. Hoje é a realização de um sonho”, disse emocionada.
A partir de agora, a assistente social acompanhará as famílias antes da ocupação das residências e também após a entrega, oferecendo apoio individualizado, oficinas educativas, cursos de geração de renda e atividades culturais, esportivas e de lazer. A iniciativa visa criar uma comunidade acolhedora, sustentável e integrada, fortalecendo vínculos e proporcionando condições reais para recomeços dignos.
A lista completa dos indicados foi divulgada no Portal da Transparência Habitacional, que pode ser conferido em https://portal.venancioaires.rs.gov.br/?pag=1065. O portal também oferece um canal para denúncias, caso sejam observadas possíveis irregularidades.