CAPAGeralRegional

Antiga Estação Férrea se enche de vida para celebrar o Dia do Patrimônio Cultural

Este domingo, 17, foi marcado por cultura e memória em Santa Cruz do Sul. O Dia Estadual do Patrimônio Cultural levou uma intensa programação à Praça Siegfried Heuser, onde está localizada a antiga Estação Férrea – um dos prédios históricos mais emblemáticos do município, hoje transformado em Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz. As atividades começaram pela manhã e se estenderam até o fim da tarde.

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Secult) em parceria com o Governo do Estado, o evento teve como propósito valorizar os espaços públicos e aproximar a comunidade de um dos maiores símbolos do patrimônio local. “A ideia foi justamente promover a ocupação desta praça, reforçando a Estação Férrea como patrimônio vivo da nossa história”, destacou o secretário Douglas Albers, que comemorou a boa participação do público. Ele lembrou ainda que o prédio, que recebe exposições variadas, passou por reformas no primeiro semestre deste ano para melhor acolher a comunidade.

Na área externa, a programação contou com feira de artesanato, praça de alimentação com cervejarias e food trucks, além de exposição de carros antigos. Já no interior da Estação, os visitantes puderam conferir os trabalhos da oficina de marcenaria da Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus, com peças produzidas por alunos, além de aproveitar a campanha de vacinação oferecida pela Secretaria Municipal da Saúde.

A trilha musical ficou por conta de Livia Luz, Thiago Porto e Guinther Bender, que se apresentaram ao longo do dia. Outro destaque foi a intervenção artística do grupo Sintonia Teatral, que encenou a história do vagão, que fica na parte de trás da Estação, convidando o público a uma verdadeira viagem no tempo.

Sob a sombra do vagão, mateando com a filha, Rose Muller aprovou muito a proposta. “Acho que esta praça tem que ser mais aproveitada. O espaço é muito bom, grande, bonito para as crianças.” Ela contou ainda ter vivido um momento especial ao entrar no vagão para assistir à apresentação de teatro: “Cheguei a usar esta estação para embarque de trem há muitos anos e reviver essa experiência foi como uma viagem no tempo.”

Para os frequentadores, o evento foi uma oportunidade de redescobrir o espaço. “Acho que a praça é pouco aproveitada. Ela tem ambiente para as crianças, mas geralmente tudo acontece no centro e aqui acaba sendo esquecido”, observou Lilian Santos, que curtiu a programação na companhia de Fernando Kerchner. Para ele, a iniciativa mostrou o potencial do lugar: “Cultura renovando os espaços, num dia bonito, com música boa, só aproveitar!”.

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), em parceria com os municípios. A iniciativa busca aproximar a população de seus bens materiais e imateriais, incentivando a preservação da história e a valorização da cultura local.

Fonte
Foto: Claudine FriedrichAssessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Artigos relacionados