BrasilCAPAGeral

8,5 milhões de pessoas pediram portabilidade de operadoras em 2025

Embora o número do celular permaneça o mesmo, a operadora pode mudar. A forte concorrência entre Vivo, Claro e TIM para atrair os clientes mais rentáveis tem intensificado a portabilidade numérica no Brasil. Em busca de preços menores e melhor qualidade de serviço, cerca de 8,5 milhões de brasileiros trocaram de operadora em 2025, o maior volume desde 2022, quando a saída da Oi do mercado elevou o total para 10,1 milhões.

Desde a implantação da portabilidade, em 2008, aproximadamente 104 milhões de consumidores já mudaram de empresa, segundo a ABR Telecom. Esse número equivale a 38% dos cerca de 270 milhões de celulares ativos no país, de acordo com a Anatel. Os estados com maior volume de trocas são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

As principais causas de insatisfação envolvem problemas de cobrança, cancelamento de serviços e qualidade do atendimento, conforme levantamento da Conexis. A própria portabilidade também tem gerado reclamações, com aumento de 13,6% nas contestações entre janeiro e outubro de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Artigos relacionados