GeralRegional

52 famílias são contempladas com casas em Venâncio

A semana começou com sonho realizado para 52 famílias. Na tarde desta segunda-feira (25), um grupo de moradores que há tempos aguarda pela casa própria em Venâncio Aires foi convidado para uma “entrevista técnica” junto à obra no bairro Battisti e foi surpreendido pelo anúncio do prefeito Jarbas da Rosa: “Parabéns. Vocês são os contemplados dessas casas e de uma nova vida a partir de hoje”.

Um misto de surpresa e emoção tomou conta dos presentes que comemoraram com choros e abraços. A lista, ao mesmo tempo, foi publicada no Portal Transparência do Município, junto com os critérios de seleção dos contemplados e um link para possíveis denúncias se alguém não cumpre os critérios exigidos.

As obras do programa habitacional “A Casa é Sua” estão em estágio avançado e tem prazo de entrega previsto para o fim do ano. A empresa MTX Construtora, de Palmitinho (RS), que realiza a construção em formato inovador, pré-moldado, explica que cada uma das 52 moradias possui 44 metros quadrados, com dois dormitórios, banheiro, sala integrada à cozinha e área de serviço. O modelo foi projetado para proporcionar funcionalidade, conforto e segurança, principalmente às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Com investimento total de R$ 6,2 milhões, provenientes da parceria entre o Estado e o Município, o projeto é considerado um marco na política habitacional no município. “Estaremos entregando as 52 residências do bairro Battisti quase junto com os 112 apartamentos do Residencial das Lavandas, cuja lista também está sendo finalizada. Além disso, outros projetos estão em fase de licitação e obras, como no bairro Brands, Estância Nova e um novo condomínio na Santa Tecla, ampliando muito nossa capacidade de moradia popular até o final deste mandato”, destacou o prefeito.

No processo de seleção das 52 casas, as primeiras famílias chamadas foram aquelas que perderam suas residências nas enchentes e aceitaram a mudança para o bairro. Contudo, como explica a secretária municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Camilla Capellão, algumas optaram por não aderir ao programa neste momento, e as unidades habitacionais foram destinadas com base nos critérios previstos por lei, priorizando mulheres chefes de família, idosos, pessoas com deficiência e famílias com renda de até três salários mínimos e sem propriedade registrada em nome dos membros.

Ainda de acordo com a secretária, o que torna o projeto verdadeiramente especial vai além da construção das casas. “A partir de agora, vamos preparar as famílias para uma mudança que não é apenas de endereço, mas de vida. Essa entrega vai além do físico. Estamos trabalhando para que essas famílias tenham condições reais de construir uma nova história”, ressalta.

Desde o início das obras, um planejamento social foi colocado em prática e seguirá ativo até seis meses após a entrega das moradias. A iniciativa busca criar uma comunidade acolhedora, estruturada e sustentável, onde cada família encontre apoio para recomeçar com dignidade e segurança. Serão realizados grupos de acompanhamento com reuniões periódicas, oficinas educativas, palestras sobre saúde, cidadania, meio ambiente, mobilidade urbana e cuidado com o patrimônio público. Além disso, haverá cursos de geração de renda, como culinária, corte de cabelo e costura, além de incentivo ao empreendedorismo.

A vida em comunidade também será incentivada com eventos culturais, esportivos e de lazer, reforçando vínculos e promovendo a integração entre os novos vizinhos. Cada família receberá acompanhamento individualizado, com visitas domiciliares, escuta qualificada e apoio técnico para lidar com questões específicas de cada núcleo familiar.

A ansiedade agora gira em torno do mês de dezembro, quando as chaves serão finalmente entregues. Para muitos, será a primeira vez morando em um lar próprio. “Não é só uma casa. É o fim de uma espera, o começo de uma vida nova. Eu nunca imaginei que hoje seria o anúncio. Estou muito feliz”, resume Érika Estefani Seijas Pinto, mãe solo e uma das futuras moradoras do loteamento. “Aqui, minhas filhas vão crescer com segurança. Isso não tem preço.”

CONFIRA A LISTA DIVULGADA NO LINK: https://www.venancioaires.rs.gov.br/?pag=1065

Artigos relacionados