João Pedro sofre fratura na tíbia e desfalca o Grêmio
Tricolor fica sem laterais-direitos disponíveis

Na vitória do Grêmio sobre o Bahia pelo Brasileirão, o lateral-direito João Pedro sofreu uma fratura na tíbia esquerda e será desfalque por vários meses. Ele era o único jogador da posição disponível e precisou ser substituído ainda no primeiro tempo após sentir dores em uma dividida. Com isso, o clube enfrenta uma crise na lateral-direita, já que Igor Serrote também está fora por lesão no punho, e João Lucas se recupera de uma lesão muscular.
Sem opções naturais para a posição, o técnico Mano Menezes tem improvisado jogadores. O volante Ronald já atuou na lateral-direita em partidas anteriores, como contra o CSA, ajudando a equilibrar o sistema defensivo com dois zagueiros canhotos. Contra o Bahia, com o retorno parcial do zagueiro Gustavo Martins, Ronald foi deslocado de volta ao meio-campo, enquanto Martins ajudou na marcação e no jogo aéreo, apesar de ainda não estar 100% fisicamente.
Para o próximo compromisso do Grêmio, contra o Sportivo Luqueño pela Sul-Americana, a expectativa é que Ronald volte a ser titular na lateral. Mano Menezes também estuda outras alternativas, como adaptar os atacantes Cristian Olivera e Pavon como alas, mudando a dinâmica da equipe para compensar a ausência de laterais-direitos de origem.