O Ceisc União Corinthians foi superado pelo Brasília na noite desta terça-feira, 3, fora de casa por 89×64 (23×19;23×22;15×10;28×13), em duelo válido pela quarta rodada do returno do Novo Basquete Brasil (NBB) 2025/2026. Após um jogo de altos e baixos, com maior efetividade dos donos da casa nos momentos decisivos, o UniCo já volta as atenções para a sequência da competição, já que o próximo compromisso será nesta quinta-feira, 5, novamente fora de casa, diante do Rio Claro.
Barnes, Veríssimo, Cárdenas, Hollowell e Scott formaram o quinteto inicial. Hollowell com 13 pontos e nove rebotes foi o melhor do time. Veríssimo anotou 12 pontos. Pelos donos da casa o destaque foi Von Haydin, com 27 pontos.
O início de partida foi marcado por ataques em alto nível dos dois lados, com o Brasília levando vantagem pelo grande aproveitamento nas bolas de três pontos. Diante da forte intensidade imposta pelos donos da casa, o Ceisc União Corinthians buscava se impor e equilibrar as ações. Com cinco minutos jogados, mesmo após um começo melhor do Brasília, a diferença era mínima, de apenas um ponto. Hollowell, Veríssimo e Scott apareceram bem pelo UniCo, enquanto Buiú comandava as principais ações da equipe candanga. O time santa-cruzense ainda teve chances de virar o placar, mas a boa marcação do Brasília nos momentos finais do período garantiu a vantagem dos mandantes ao fim do quarto: 23 a 19.
O Brasília voltou melhor para o segundo período, com mais presença nos rebotes e melhor trabalho defensivo, abrindo margem maior nos primeiros minutos. Diante das dificuldades ofensivas do Ceisc União Corinthians, o técnico Leandro Hiriart pediu tempo para ajustar a equipe. A conversa, aliada a algumas mudanças na rotação, surtiu efeito, e o UniCo conseguiu reduzir a diferença para quatro pontos, forçando o pedido de tempo do adversário. A partida seguiu equilibrada, com alternância de ações e as defesas passando a prevalecer em boa parte do quarto. No terço final, os ataques voltaram a encontrar soluções, e, com uma sequência positiva em dois ataques já perto do estouro do cronômetro, o Ceisc União Corinthians diminuiu a desvantagem que segundos antes havia aumentado. O Brasília foi para o intervalo vencendo por 46 a 41.
O terceiro período começou com muita intensidade defensiva e o Ceisc União Corinthians mostrando crescimento em quadra, reduzindo rapidamente a desvantagem. Com melhor desempenho coletivo, o time santa-cruzense chegou a ficar a apenas um ponto do Brasília quando restavam sete minutos, em um momento simbolizado por um toco de Cárdenas, que deu o tom de uma equipe ainda mais vibrante. No entanto, a falta de efetividade em dois ataques seguidos impediu a virada naquele momento. O Brasília soube aproveitar, voltou a crescer no jogo e abriu nove pontos na sequência, cenário que obrigou o técnico Leandro Hiriart a pedir tempo. Mesmo com os ajustes, o panorama não se inverteu em um quarto de pontuação mais baixa, encerrado com vantagem dos donos da casa por 61 a 51.
O equilíbrio marcou os primeiros minutos do último quarto, com o Ceisc União Corinthians apostando no jogo dentro do garrafão para tentar reduzir a desvantagem. No entanto, o Brasília voltou a ser mais preciso nos arremessos e, aproveitando o bom momento ofensivo, ampliou a diferença para 15 pontos quando restavam pouco mais de seis minutos. O técnico Leandro Hiriart tentou mudar o panorama com alterações na equipe, mas o cenário não se inverteu. Na parte final da partida, os donos da casa mantiveram a superioridade, enquanto o UniCo aumentou a rotação para preservar alguns atletas visando a sequência de jogos pela frente. O confronto foi encerrado com vitória do Brasília por 89×64.






