O Ceisc União Corinthians abriu o returno do Novo Basquete Brasil (NBB) 2025/2026 com uma vitória importante fora de casa ao superar o Pato Basquete por 80 a 72 (19×22;17×19;19×22;17×17). Com atuação consistente ao longo de toda a partida, o time de Santa Cruz do Sul soube controlar o jogo, contou com bons desempenhos individuais e coletivos e confirmou o resultado positivo longe de seus domínios. Com o triunfo, a equipe de Leandro Hiriart chegou à 10ª vitória na competição. O próximo compromisso é no Arnão, na segunda-feira (19), a partir das 19h, contra o Sesi Franca. Os ingressos já estão à venda.
Barnes, Veríssimo, Hollowell, Cárdenas e Scott formaram o quinteto inicial. O melhor em quadra foi Scott, com 12 pontos e 15 rebotes, novo duplo-duplo do pivô. Destaque também para Barnes com 15 pontos. Pelo adversário o melhor foi Penteado, com 15 pontos.
O primeiro quarto foi marcado por um início truncado, com erros de ambos os lados, especialmente em arremessos e passes. Aproveitando melhor os rebotes ofensivos, o Pato Basquete conseguiu abrir vantagem nos minutos iniciais, mas o Ceisc União Corinthians cresceu com o passar do tempo, ganhou precisão e buscou o empate com cerca de cinco minutos jogados. O período teve destaque para a boa atuação defensiva do estreante Cárdenas e para Veríssimo, que chamou a responsabilidade no ataque. O técnico Leandro Hiriart promoveu as primeiras trocas, rodou o elenco e viu o jogo ganhar intensidade. Com a entrada de Hett, vindo do banco, o UniCo fechou o quarto na frente: 19×22.
No segundo quarto, o Ceisc União Corinthians voltou ainda mais ligado e, com uma corrida de 0-4 logo no início, forçou o técnico adversário a pedir tempo com pouco mais de um minuto jogado. Hollowell passou a aparecer com mais protagonismo, dando volume ao ataque, mas o Pato reagiu na sequência e voltou a encostar no marcador. Em dois ataques consecutivos, porém, o UniCo retomou o controle. Primeiro com Barnes convertendo do perímetro e, na jogada seguinte, com Veríssimo acelerando na transição para ampliar novamente a vantagem para oito pontos. O duelo voltou a ficar equilibrado e, restando quatro minutos, os paranaenses reduziram a diferença para três, levando Leandro Hiriart a pedir tempo. Bem no período, Barnes comandou as ações ofensivas, e a equipe santa-cruzense foi para o intervalo vencendo: 36×41.
No terceiro quarto, o Ceisc União Corinthians iniciou melhor e, apostando no jogo coletivo, conseguiu ampliar a vantagem no placar. A equipe santa-cruzense mostrou solidez defensiva, dificultando as ações do Pato, que até tentava encostar, mas via o UniCo responder com eficiência no ataque. Com seis minutos jogados, a diferença era de cinco pontos a favor do time de Santa Cruz. O estreante Cárdenas passou a aparecer também no setor ofensivo, com boas infiltrações, enquanto o técnico Leandro Hiriart retomou a rotação do elenco para manter a intensidade em quadra. Os atletas que vieram do banco corresponderam, e o UniCo fechou o período à frente: 55×63.
No último período, o Ceisc União Corinthians iniciou ampliando a vantagem para 10 pontos, com Hollowell comandando as ações ofensivas nos primeiros minutos. Após uma cesta de três de Góes, restando pouco mais de sete minutos, o técnico do Pato pediu tempo. O UniCo seguiu consistente, variando bem as jogadas no ataque e dificultando os arremessos do adversário com uma defesa ajustada, além de levar vantagem também nos rebotes defensivos. Mesmo com o Pato adiantando a marcação, a equipe santa-cruzense conseguiu sair com qualidade e manteve a diferença em dois dígitos restando quatro minutos. Nos minutos finais, os paranaenses aumentaram ainda mais a pressão defensiva, o que fez o UniCo encontrar mais dificuldades para pontuar, mas Barnes apareceu novamente em jogada individual para devolver a tranquilidade ao time de Santa Cruz do Sul. A partir daí, foi administrar o resultado para abrir o returno com vitória fora de casa: 72×80.







