
O vereador do PL, Serginho Moraes, encaminhou o envio de uma moção de congratulações à empresa Discovery Bowl pela conquista da certificação da United States Bowling Congress (USBC), instituição responsável por regulamentar o esporte nos Estados Unidos. Trata-se de um reconhecimento que atesta o alinhamento aos mais exigentes padrões internacionais de qualidade, precisão e inovação.
Fundada em 2018, por Leonardo Kappel, a Discovery Bowl é pioneira em inovações no setor de boliche, desenvolvendo pistas interativas e personalizadas. Utilizando tecnologia de ponta, como projeções a laser e animações que reagem em tempo real aos movimentos dos jogadores, a empresa transforma o boliche em uma experiência visual e sensorial única. Seus projetos incluem elementos gráficos que ganham vida com luzes ultravioleta, oferecendo uma experiência imersiva e interativa. Além disso, as pistas possuem recursos que permitem a transmissão de anúncios e parcerias comerciais, agregando valor ao investimento.
A empresa que fica localizada na Avenida Melvin Jones, número 1630, no Jardim Europa, em Santa Cruz do Sul, tem como um dos seus diferenciais o foco no pós-venda. Além de oferecer produtos de alta qualidade, a Discovery Bowl prioriza a criação de uma rede global de suporte técnico e capacitação, com técnicos altamente qualificados, que possam atender clientes em qualquer lugar do mundo.
Para isso, promove treinamentos de boliche em diferentes países, capacitando profissionais e estabelecendo centros de apoio e bases de suporte nas regiões onde seus produtos estão presentes.
Serginho destaca que em abril, a empresa santa-cruzense Discovery Bowl, maior fabricante de pistas de boliche da América Latina e uma das líderes globais do setor, conquistou a certificação da United States Bowling Congress (USBC), instituição responsável por regulamentar o esporte nos Estados Unidos.
“O reconhecimento técnico concedido pela entidade atesta o alinhamento da empresa aos mais exigentes padrões internacionais de qualidade, precisão e inovação. Com este selo de excelência, a Discovery Bowl consolida-se como referência global do esporte e reafirma sua missão de transformar o boliche em uma experiência contemporânea, interativa e sofisticada. O processo para obter o reconhecimento USBC durou cinco meses”, observou.
Os testes foram realizados em Arlington, Texas, onde a empresa passou por diversas avaliações conduzidas por um robô especializado, que realizou 300 lançamentos de bolas a uma velocidade de 40 km/h. Os testes analisaram a qualidade da pista e a dinâmica do jogo, garantindo que os parâmetros internacionais fossem atendidos com precisão.
Patrimônio
Outro projeto de Serginho Moraes aprovado pelos vereadores por unanimidade trata de declarar o Boliche como Patrimônio Histórico, Cultural e Esportivo do município. O vereadores justifica que o boliche é uma prática esportiva que, ao longo dos anos, conquistou uma significativa relevância nas mais diversas regiões, tanto como forma de lazer quanto como manifestação cultural e esportiva.
“Ao propor que o boliche seja reconhecido como patrimônio histórico, cultural e esportivo de nosso Município, buscamos preservar a memória e a identidade de um dos divertimentos mais tradicionais, que influenciou a formação de muitas gerações de cidadãos. Este esporte representa um elo importante entre a história local e a formação social de nossa comunidade”, cita Serginho.
Ele salienta que ao longo das décadas, o boliche tem sido um ponto de encontro para diversas faixas etárias e classes sociais, estimulando o convívio social, a formação de laços e a inclusão. Além disso, muitos clubes e centros de lazer que abrigam as pistas de boliche se tornaram pontos de convivência e tradição, sendo marcadores de um período histórico importante para o desenvolvimento da cidade.
Do ponto de vista esportivo, o boliche possui uma grande contribuição para a promoção da saúde, do lazer e da prática esportiva de maneira acessível a diferentes públicos. Sua inclusão como patrimônio esportivo não só reconhece sua importância no contexto da prática de esportes como também reforça o estímulo a novas gerações para que se envolvam em atividades saudáveis e cooperativas, desenvolvendo habilidades como concentração, coordenação motora e espírito de equipe.
“Ademais, ao tornar o boliche um patrimônio histórico, cultural e esportivo, nosso Município não apenas valoriza o legado cultural, mas também abre espaço para a revitalização e modernização dos espaços dedicados ao esporte, atraindo turistas e estimulando a economia local. O reconhecimento do boliche também serve para incentivar o resgate e a preservação das pistas tradicionais, garantindo que as futuras gerações possam ter acesso a esse legado”, finaliza.