CAPAPolíticaRegional

Prefeitos reúnem com moradores de Alto Paredão para tratar de impasses territoriais

Moradores de Alto Paredão, distrito de Santa Cruz do Sul, enfrentam há anos as consequências da indefinição do limite territorial com o município vizinho de Sinimbu. A falta de um traçado claro gera incertezas sobre a responsabilidade dos serviços públicos e acarreta diversas dificuldades para a comunidade, como estradas em condições precárias, por não estarem recebendo manutenção, problemas crônicos de abastecimento de água e limitações no acesso a serviços públicos essenciais.

O tema foi levado ao prefeito Sérgio Moraes no dia 15 de agosto, em reunião realizada com moradores no Palacinho. Na ocasião, ficou definido que seria promovido um encontro conjunto com a Prefeitura de Sinimbu. Esse compromisso se concretizou na última terça-feira, 26 de agosto, quando representantes das duas administrações estiveram em Alto Paredão para dialogar com os moradores, em reunião realizada na sede das Mulheres Rurais Azaleia.

Participaram do encontro os prefeitos Sérgio Moraes (Santa Cruz) e Wilson Molz (Sinimbu), o vice-prefeito de Sinimbu, Vanderlei Fredrich, o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana de Santa Cruz, Vanir Ramos de Azevedo, o secretário de Obras de Sinimbu, Dario Reuter, os vereadores santa-cruzenses Edson Azeredo, Edson Sortica e Jair Eich, além do subprefeito de Alto Paredão, Ademar Pedro Henn.

Após ouvirem os pedidos da comunidade e analisarem os mapas, os dois prefeitos ressaltaram que o interesse da população será o critério principal para definir a solução. “Para mim é uma honra estar aqui com vocês. Nós viemos para trabalhar e resolver o problema. O que a comunidade junto com o prefeito de Sinimbu decidir, para mim está resolvido. O que não pode é deixarmos essa situação do jeito que está. A comunidade merece ser melhor atendida”, afirmou Moraes.

Molz reforçou o caráter democrático da iniciativa. “Estamos aqui tentando achar a melhor maneira possível de conciliar. Apesar de termos um mapa que uma vez já foi alterado, precisamos encontrar a saída. Não vou me impor a nada. O interesse da comunidade é o que prevalece. Fico grato em participar desse encontro, muito democrático e muito aberto”, destacou.

Como encaminhamento, foi acordada a formação de uma equipe técnica conjunta entre as duas prefeituras, que fará visitas de campo, analisará documentos e ouvirá os moradores para levantar informações e procurar definir com clareza qual a divisa correta entre os municípios, seguindo a legislação da emancipação. O processo deve levar alguns meses até a construção de um traçado provisório a ser novamente avaliado pelos prefeitos e pela comunidade.

Além do trabalho técnico, medidas emergenciais foram sugeridas para amenizar os problemas mais urgentes. Por sugestão do prefeito Sérgio Moraes, Santa Cruz e Sinimbu devem realizar um mutirão conjunto de cascalhamento das estradas e, em seguida, avançar em soluções para melhorar o abastecimento de água e o acesso a serviços básicos, como saúde, educação e patrulha agrícola.

Artigos relacionados