
O Programa de Diversificação de Culturas vem fortalecendo o setor primário de Venâncio Aires e consolidando-se como um dos principais instrumentos de incentivo à produção no município. O volume de recursos é expressivo e gira em torno de R$ 40 milhões em investimentos, configurando-se como um dos maiores aportes da história recente do setor.
O prefeito Jarbas da Rosa reforçou a importância dos investimentos. “ Venâncio Aires tem na agricultura a base de sua economia, e quando o agricultor tem apoio e confiança para investir, toda a cidade ganha. Esse é o resultado de uma política pública séria, construída em parceria, que garante oportunidades no campo e fortalece o desenvolvimento do município ”, afirmou.
Nesta etapa, foram contemplados 12 produtores rurais, oito com projetos de aviários de corte, que resultarão em 14 novos galpões, além de três projetos voltados a aviários de postura, para produção de ovos, e ainda um projeto de implantação de uva de mesa.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Ricardo Landim, os avanços são reflexo direto das políticas municipais de incentivo. “ Fico muito feliz em fazer parte deste momento histórico, por meio das importantes alterações que fizemos na lei de incentivo, o que sem dúvidas contribui para a decisão dos agricultores em investir no município e na agricultura ”, destacou.
Além da força da avicultura, que se consolida cada vez mais no município, a fruticultura ganha espaço com o projeto de uva de mesa, ampliando as alternativas produtivas e contribuindo para a diversificação econômica.
Contemplados:
Marcus Vinícius Quintana – Linha Estância Nova – Dois galpões de corte
Delmar de Azeredo Coutinho – Linha Herval – Dois galpões de corte
Clóvis André Bohn – Linha Sexto Regimento – Dois galpões de corte
Arthur Heinen Lenhardt – Linha 17 de Junho – Aviário de postura (ovos)
Mateus Roberto Reckziegel – Linha Deodoro – Um galpão de corte
Ederson Cristiano Schmitz – Linha São Miguel – Dois galpões de corte
Nelson Canísio Schlindwein – Linha Duvidosa – Dois galpões de corte
Gilmar Luís Baierle – Linha Arlindo – Dois galpões de corte
Ermindo José de Moraes – Linha Canto do Cedro – Aviário de postura (ovos)
Patrícia Janstsch – Linha Estância Mariante – Galpão de corte
Zandrea Schwendler Schwingel – Linha Olavo Bilac – Uvas de mesa
José Gustavo da Rosa – Linha Mangueirão – Aviário de postura (ovos)
Venâncio entre os maiores polos avícolas do RS
A produção avícola projeta Venâncio Aires entre os principais polos do setor no Rio Grande do Sul. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2024, mostram que o efetivo de aves no município chegou a 2.477.300 cabeças, número que coloca a cidade na 8ª posição entre os dez maiores produtores do Estado.
O crescimento é expressivo. Em 2015, o município já havia praticamente dobrado seu plantel, alcançando 882,1 mil aves. Em 2024, o salto é ainda maior, com quase o triplo do número de cabeças em relação a 2015.
No ranking estadual, Venâncio Aires aparece atrás de municípios como Nova Bréscia, líder com 5,5 milhões de aves, e Santa Maria do Herval, com 4,7 milhões. O relatório do IBGE também evidencia a força da produção de ovos. Em 2024, Venâncio Aires contabilizou 2,9 milhões de dúzias, um aumento significativo em comparação a 2023, quando foram registradas 1,07 milhão de dúzias.