
O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), por meio do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (Centro TEA – programa Estadual TEAcolhe), deu início ontem, dia 14, ao projeto Acolher é Desenvolver. Focado na formação de profissionais da área da educação, com o propósito de elevar a inclusão, manejo e saúde de alunos com autismo na rede pública de ensino.
O primeiro módulo, realizado para a Educação Infantil, reuniu mais de 300 profissionais no Auditório do Curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A ação conta com o apoio da universidade e da Sicredi Vale do Rio Pardo.
Promover a cultura da inserção do autismo no ambiente escolar é um dos objetivos do projeto Acolher é Desenvolver do Centro TEA, segundo o presidente do Consórcio, Gilson Becker. “Estamos muito felizes, pois neste auditório com mais de 300 profissionais da Educação Infantil estamos dando o primeiro passo para criar um ambiente mais inclusivo e de aceitação acerca do autismo em nossas escolas. A região está de parabéns pela adesão e participação neste seminário”, declara o presidente.
O primeiro módulo, realizado durante a manhã e tarde desta quarta-feira, contou com a participação da neuropsicopedagoga Vanessa Freitas Nascimento. Conforme ela, a “tríade” formada pelos direitos, cuidado com a saúde e técnicas de manejo com autistas e o ensino devem ser os pilares da formação do profissional da educação. Dividida em três momentos, a fala da especialista contribui para a inclusão por meio da legislação, no que se refere aos direitos já na Educação Infantil em todos os espaços.
“O segundo passo foca no plano de ensino individualizado que é um direito e uma luta de todas estas crianças com autismo. Já o terceiro e último ponto que merece destaque diz respeito à saúde mental. Seja da família, dos educadores, dos servidores de uma escola. Como fica a saúde mental de quem precisa lidar com grandes desafios diariamente?” questiona.
Assessoria de Imprensa do Cisvale