RegionalVariedades

Agentes de Segurança, Defesa Civil e Meio Ambiente de Lajeado se capacitam em Curso Especial da Marinha do Brasil

Servidores públicos das áreas de segurança, meio ambiente e defesa civil iniciaram nesta segunda-feira, 28/07, o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), promovido pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial de Porto Alegre. A formação está sendo ministrada em Lajeado, com as atividades realizadas de 28 a 31/07 no auditório da Secretaria da Educação (SED) e a parte prática realizada no dia 01/08 no Rio Taquari.

– Essa é uma formação estratégica, especialmente em uma região como a nossa, marcada por rios e vulnerável a eventos extremos. Ter equipes preparadas para operar embarcações é fundamental para o combate a crimes ambientais, reforço da presença do poder público nas áreas ribeirinhas e em ações de busca e salvamento – afirma o secretário municipal de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli.

O Curso
O curso tem 40 horas/aula e está sendo ministrado para 35 alunos, sendo 15 de Lajeado, 10 de Estrela e 10 de Montenegro, entre bombeiros, policiais civis e militares, servidores da Secretaria de Segurança Pública (SESP) e do Meio Ambiente, Saneamento, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SEMA) de Lajeado. Também participam membros da Defesa Civil de Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul e Montenegro. O objetivo é capacitar os agentes para conduzir embarcações de até 8 metros de comprimento em águas interiores, ampliando a atuação das instituições públicas em ações de fiscalização, patrulhamento, defesa ambiental e resposta a desastres.

As aulas teóricas e práticas seguem as diretrizes da Marinha do Brasil, utilizando embarcações dos próprios órgãos participantes. O conteúdo programático do curso é composto por matérias de navegação, meteorologia, legislação, estabilidade, nomenclatura de embarcação, manobras, primeiros socorros, comunicações, motor propulsor, segurança e sobrevivência pessoal, prova teórica, aulas práticas de manobras com embarcações e moto aquática. 

Fonte
Foto: Rafael GrünAssessoria de Imprensa da Prefeitura de Lajeado

Artigos relacionados