Rio Grande do SulVariedades

Grupo São Pietro abre inscrições para curso inédito de personal sênior com novo modelo de cuidado à pessoa idosa

Formação busca capacitar profissionais para as particularidades de atuar em um mercado em ascensão

A mudança da pirâmide etária é um dos principais desafios que o Rio Grande do Sul terá nos próximos anos. Com a confirmação que o RS será o estado com mais idosos no país, de acordo com dados do Censo 2022, cresce a necessidade de preparação específica para lidar com as demandas de um público que alcança 20,15% da população – com 60 anos ou mais. Por conta disso, o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas, em parceria com a Unisinos, está lançando um curso pioneiro de personal sênior para qualificar novos profissionais que querem trabalhar com o cuidado de pessoas idosas. As inscrições vão até dia 26 de setembro e as aulas iniciam no mesmo dia, em Porto Alegre.

O Curso que terá formato teórico-prático, apresenta um novo conceito em educação para o cuidado da pessoa sênior, focando no desenvolvimento de habilidades essenciais para o cuidado do idoso. O curso abre possibilidade do estudante atuar em um mercado de trabalho de alta empregabilidade e que precisa de atenção específica. Com carga horária de 168 horas, o conteúdo programático traz módulos sobre fisiologia do envelhecimento, promoção do cuidado, cultura geracional e envelhecimento, novos negócios voltados ao público sênior, cuidado da pessoa sênior, cuidados paliativos, legislação, além de proporcionar um conhecimento integral ao cuidado ao idoso.

Para Luciano Zuffo, sócio fundador do Grupo São Pietro, o curso que foi desenvolvido em conjunto com a Unisinos, nasce para suprir a necessidade de profissionais com aptidões ao cuidado da pessoa idosa.

“Estamos atentos ao mercado de saúde, suas mudanças e necessidades. O nosso segmento de educação e pesquisa do Grupo foi criado justamente para desenvolver a educação de qualidade na formação do profissional que o mercado necessita. Com novas perspectivas de cuidado, a necessidade de reciclagem e de estar acompanhando as novas tecnologias, é fundamental formarmos profissionais capacitados a cuidar e entender o cliente sênior. Com a melhoria contínua e com profissionais mais bem formados todo o mercado de cuidado ao idoso ganha”, destaca Zuffo.

Os esforços para criar um ecossistema de acolhimento voltado para o modelo desenvolvido em seu residencial sênior devem beneficiar todo mercado que surge com a ascensão da economia prateada nos últimos anos. É o que acredito Daniel Giaccheri, também sócio-fundador do Grupo.

“O direcionamento de atenção e de cuidado personalizado à geração prateada surge devido a questão maiores que oportunidades de mercado. Hoje, espaços de socialização e acolhimento a este público são uma necessidade da sociedade moderna por conta do aumento da longevidade da população e da urgência de debater qualidade de vida e dignidade durante esta etapa da vida”, contextualiza Giaccheri.  

Além de capacitar profissionais para um mercado em ascensão, o Grupo São Pietro, em parceria com a Unisinos, o curso foi criado para detalhar o modelo pioneiro de cuidado e atendimento à terceira idade. Para ingressar nessa oportunidade, o investimento será de dez vezes de R$ 296,00. As inscrições podem ser feitas no link.

Sobre o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas

Com cuidado e transformação em seu DNA, o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas destaca-se com atuação em hospitais especializados, em rede de clínicas de Oftalmologia e Urologia e no segmento de sênior living com a gestão do São Pietro Sênior já em operação.  Possui em sua rede o Hospital Banco de olhos, o maior centro de ensino e cuidado de oftalmologia do sul do país, e o Prime Day Hospital especializado em urologia. O Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas conta com unidades em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Taquara e Xangri-lá, oferecendo à população serviços norteados pela sustentabilidade, qualidade e segurança, inovação e tecnologia, ética e respeito. Mais informações em: www.saopietro.com.br.

Fonte
Assessoria de ImprensaFoto: Freepik

Artigos relacionados