
Pela primeira vez na história realizado na Rua Marechal Floriano, a via principal da cidade, o Desfile Cívico-Militar, que ocorreu na manhã deste domingo, 7 de Setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, atraiu cerca de 15 mil pessoas ao evento, segundo a Comissão Organizadora. As calçadas com sombra estavam tomadas de famílias, que puderam prestigiar a apresentação de cerca de 100 entidades.
Antes de se iniciar o desfile, o prefeito Sérgio Moraes e o Comandante do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), Orlando Scarpa de Souza, fizeram revista à tropa, em um veículo aberto do Exército Brasileiro, acompanhados de Maria Aparecida Gregory, esposa do homenageado deste ano, o músico Carmo Gregory, e se dirigiram até o palanque das autoridades. Também prestigiaram o ato cívico o vice-prefeito, Alex Knak, os deputados Federais, Marcelo Moraes e Heitor Schuh, e a deputada Estadual, Kelly Moraes, além de secretários, vereadores e representantes das forças de segurança.

Na sequência, em um percurso de cinco quadras, sendo o ponto de partida o cruzamento da Rua Ramiro Barcelos com a Marechal Floriano, o público aplaudiu as primeiras delegações, compostas pelas soberanas da 40ª Oktoberfest, os bonecos Fritz e Frida e a Comissão Organizadora da Festa da Alegria. Veículos das forças de segurança, como o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Estadual, vieram na sequência.
Trazendo mensagens de amor e esperança, e apresentando projetos desenvolvidos, dezenas de escolas da rede municipal, incluindo instituições de ensino infantil e fundamental, e educandários do Estado, abrilhantaram o desfile com as bandas escolares. Grupos de escoteiros, entidades e clubes de serviço, também participaram das comemorações.
Ao final do desfile, duas representações passaram pela Floriano para convidar o público para os próximos eventos no município. A Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS), distribuiu materiais informativos com a programação da Semana Farroupilha. Já a piloto Bruna Assmann, passou pela via EM um caminhão, em alusão à etapa da Fórmula Truck, que vai ocorrer em 14 de setembro, no fim de semana em que ocorrerá a reinauguração ao Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul.

O prefeito Sérgio Moraes avaliou a importância do ato cívico. “É um momento solene, importante para a Santa Cruz, para o Estado, para o Brasil, porque nós não podemos perder, deixar se perder essa tradição de mostrar para as crianças, para os jovens, o que significa o dia 7 de Setembro. Uma pátria tem que ser preservada e cuidada. É a nossa casa, é onde vivemos, é onde trabalhamos, é onde temos a nossa família e por isso o desfile renova a cada ano a esperança de um país melhor”, disse Moraes.
Integrante da Comissão Organizadora, a Secretária de Educação, Jane Sabin, comemorou pelo sucesso do desfile ter sido realizado, pela primeira vez, na principal via da cidade. “Foi realmente uma decisão acertada. O público pôde assistir a tudo, bem acomodado nas calçadas, e via-se a vibração deste momento no rosto das pessoas, que curtiram a beleza da principal rua de nossa cidade”, disse. Ela reconheceu ainda o empenho dos organizadores. “Agradeço a cada representante da comissão, que se empenhou muito para o resultado positivo que tivemos. Minha gratidão a todas as instituições que participaram, e em especial às direções das Emeis e Emefs e Cemeja, que se dedicaram muito para trazer nossos alunos”, reconheceu.
A Semana da Pátria deste ano teve como tema nacional o Bicentenário do Nascimento de D. Pedro II, como tema estadual o Grêmio Náutico União e como tema municipal Juntos Transformamos a Nação. A Comissão Organizadora foi composta pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, 7º BIB, Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, 23º Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Comando Rodoviário, 6ª CRE, Grupo Escoteiro MacLaren, Grupo Escoteiro Santa Cruz, Grupo Escoteiro Mauá, Grupo Escoteiro São Luís e Sesc.